quarta-feira, 25 de março de 2009

Confira as tendências do preenchimento facial


Dez dos principais dermatologistas e cirurgiões plásticos do Brasil revelam as tendências no uso do ácido hialurônico para o rejuvenescimento facial

Pesquisa realizada pela Allergan (fabricante do Botox e da linha de preenchedores Surgiderm), junto a 10 dos mais reconhecidos dermatologistas e cirurgiões plásticos do Brasil mostra que um dos procedimentos mais indicados e utilizados atualmente para o tratamento de rugas profundas é o preenchimento com ácido hialurônico.

Preenchimento com ácido hialurônico já é o segundo procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos, atrás apenas das aplicações Botox.

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS), o preenchimento com ácido hialurônico já é o segundo procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos, atrás apenas das aplicações Botox. Lá, a escolha da substância se dá por sua segurança e pela naturalidade dos resultados. O levantamento realizado pela Allergan mostra que no Brasil o cenário se repete e, de acordo com os especialistas, a realização deste tratamento nos consultórios aumentou cerca de 40% nos últimos cinco anos.

Participaram da pesquisa os médicos Ada Trindade, André Braz, Bhertha Tamura, Carolina Feijó, Denise Steiner, Lígia Kogos, Lúcia Mandel, Otávio Macedo, Simone Veloso e Vitório Maddarena. Os principais pontos destacados por eles sobre o preenchimento são:

Ácido Hialurônico
100% dos entrevistados utilizam o preenchimento com ácido hialurônico em seus consultórios. Por ser de origem não-animal e à base de uma substância natural da pele, o preenchimento com ácido hialurônico dispensa testes de alergia, permite um rejuvenescimento harmônico e pode ser combinado com outras técnicas, como a aplicação de Botox, para resultados ainda melhores.

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e tem a função de reter água, hidratar e conferir volume à pele. Com o passar dos anos, ele se degrada e o organismo diminui sua capacidade de repor a substância. O resultado é o aparecimento de rugas, flacidez e a perda de volume da pele. O preenchedor de ácido hialurônico devolve a substância à pele, tratando as rugas estáticas, recuperando o volume e os contornos faciais.

Bigode Chinês e lábios
Segundo a pesquisa, cerca de 80% das mulheres procuram o preenchimento para tratar os sulcos nasogenianos (o famoso bigode chinês) e aumentar o volume dos lábios. No entanto, para resultados mais naturais e harmônicos, a técnica de aplicação do ácido hialurônico também se modificou e muitas vezes são necessárias aplicações complementares: "hoje não associamos

mais a palavra "preenchedor" ao levantamento de uma ou outra ruga, mas, à escultura facial" acrescenta a dermatologista Bhertha Tamura.

Desta forma, o preenchimento também pode ser aplicado nas rugas que vão do canto da boca em direção ao queixo (sulcos labiomentionianos), nos chamados códigos de barras (rugas em torno da boca), nas marcas profundas ao redor dos olhos, para recuperar o volume das maçãs do rosto (região malar) e para tratar os olhos fundos, que dão o aspecto de olheiras.

Naturalidade
100% dos médicos consultados afirmaram que a naturalidade dos resultados é o que os pacientes mais valorizam no preenchimento.

Seguindo esta tendência, é cada vez mais comum a associação de procedimentos para tratar o rosto em sua totalidade. A combinação de Botox (toxina botulínica tipo A) e do ácido hialurônico é um exemplo bastante comum: enquanto a toxina botulínica trata as rugas de expressão (aparentes somente na contração muscular), o preenchimento age nas rugas mais profundas, visíveis com o rosto em repouso, além de recuperar o volume e redefinir o contorno facial. "Um rosto jovem não é apenas livre de rugas. Ele tem volume, contornos bem definidos, luminosidade e uniformidade", reforça o dermatologista Otávio Macedo.

Para todas as idades
A idade média das mulheres que procuram o preenchimento nos consultórios varia de 30 a 60 anos, mas cada paciente tem uma necessidade diferente. "Aos 30, elas preferem corrigir os olhos fundos (olheiras) e alinhar as sobrancelhas; aos 40, restaurar os volumes das bochechas, caudas das sobrancelhas, lábios e corrigir depressões nos cantos da boca e, entre as pacientes de 50 anos, além dos anteriores, é muito comum a aplicação no bigode chinês e na têmpora lateral (ao lado da sobrancelha) para levantar o olhar", explica a dermatologista Ada Trindade de Almeida.

Durabilidade
De acordo com 7 dos 10 especialistas que participaram do levantamento, os pacientes também levam em conta a durabilidade dos resultados na hora da escolha do procedimento. E graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, os efeitos do ácido hialurônico se estendem cada vez mais. Surgiderm, lançado este ano pela Allergan no Brasil, por exemplo, possui alta resistência e durabilidade de até 12 meses (na apresentação 30XP), quase o dobro de outros preenchedores à base da mesma substância.

Segundo o cirurgião plástico Vitório Maddarena, hoje em dia as pacientes entendem as vantagens dos preenchimentos temporários. "Nossa face é dinâmica, as necessidades mudam com o tempo e os resultados podem ser aperfeiçoados a cada aplicação", completa. "Além disso, a durabilidade de um ano do ácido hialurônico já é muito comemorada pelas pacientes".

Nenhum comentário: