sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Beleza preventiva!

Faye Dunaway - Sedutora na sua aparente fraqueza. Obscura na sua enorme perfeição.

São quatro as zonas que primeiro revelam a nossa idade: a pele dos olhos, a boca, o pescoço e as mãos. São áreas extremamente delicadas onde geralmente aparecem as primeiras rugas. Estas técnicas de beleza preventiva podem ajudar a evitar que essas zonas sofram um envelhecimento prematuro.

- Os Olhos: A pele que rodeia os olhos requer os cuidados mais atentos. Essa pele possui pouca quantidade de glândulas sebáceas e uma diminuta quantidade de tecido de suporte, daí que se resseque facilmente e ganhe rugas mais rapidamente que outras partes do corpo.

Geralmente é à roda dos 20 anos que começam a formarem-se as primeiras linhas debaixo dos olhos, e nos cantos exteriores dos mesmos. Com o passar do tempo, ficam mais profundas e acabam por se converter nos indesejáveis pés de galinha. As pálpebras, por seu turno, tendem a perder tonicidade e firmeza.

Alguns cuidados preventivos:
- Usar óculos de sol (de preferência polarizados) sempre e cada vez que estejamos no exterior. Isto pode retardar a aparição das finas linhas que se formam ao entrecerrar os olhos pelo excesso de luz.
- Usar sempre um produto especial para limpar esta delicada zona, que poderá ser em leite, creme ou loção. Nunca limpar a pele que rodeia os olhos com sabão ou com o mesmo produto que se usa para outras zonas do rosto. Primeiro porque não retiram devidamente os restos de rímel, sombra ou eye-liner, e depois porque podem irritar as pálpebras.
- Não empregar algodão para limpar a área dos olhos. Usar toalhas de limpeza previamente embebidas no produto de limpeza dos olhos. Se não tivermos à mão um produto especial para os olhos, pode-se substituir por óleo de bebe. Deitar um pouco numa gaze macia e limpar delicadamente as pálpebras, retirando os restos de rímel das pestanas.
- Depois da limpeza, aplicar sempre um creme hidratante especial para essa zona, e não esquecer que à noite deve-se aplicar um creme nutritivo mais intenso.
- Nunca aplicar as máscaras na zona que rodeia os olhos, porque arruinaremos esta delicada área. Antes aproveitar este momento para colocar sobre os olhos, compressas frias (ou geladas…) de chá. São ótimas para combater os inchaços e inflamações.
- Aplicar os cremes com muita delicadeza, com pancadinhas ligeiras que facilitam a penetração e ativam a micro circulação. Evitar tratar a pele bruscamente, assim evitaremos o aparecimento precoce dos antiestéticos papos.
- Se costumarmos aplicar creme anti-papos, lembrar sempre de aplicar antes um hidratante para evitar ressecar essa delicadíssima zona.
- Quando tivermos os lhos irritados, inflamados ou cansados, aplicar umas compressas frias e…. descansar!
- A Boca: A pele da parte superior da boca, aquela entre o lábio superior e o nariz, tem uma grande quantidade de glândulas sebáceas e sudoríparas, que ao expulsar o suor e gordura, leva a que esta zona se desidrate facilmente. Como também sabemos, à volta dos lábios tendem a aparecer linhas de expressão (quase sempre verticais) produzidas pelo sorriso e outros movimentos dos músculos que rodeiam os lábios.

Alguns cuidados preventivos:
- Uma vez por semana, aplicar uma máscara especial para os lábios.
- Usar diariamente, antes de aplicar o batom, um hidratante ou fixador labial.
- Tanto no Inverno como no Verão, usar um creme ou batom com filtro solar, para proteger os lábios da ação dos raios ultravioletas.
- Nunca aplicar nos lábios o creme ou filtro solar, que usamos no rosto ou no corpo, porque muitos deles contêm álcool, que danificam e ressecam irremediavelmente.
- O Pescoço: Este é provavelmente a zona mais delicada e sensível do nosso corpo, porque é a que possui menor quantidade de elastina. Exige cuidados desde muito cedo, para não sermos prematuramente surpreendidos pelas rugas. A parte superior do peito, também tem tendência para envelhecer rapidamente. Embora estejamos na maior parte do tempo cobertos por roupa, e consequentemente, protegidos pelos elementos exteriores, quando a destapamos (um decote mais arrojado, ao apanhar Sol na praia, etc.) ela está mais delicada e propensa a irritações. Por outro lado a pele do peito tem pouca concentração de melanina, razão porque quando está exposta ao Sol, podem surgir manchas e rugas.

Alguns cuidados preventivos:
- Comprar hoje mesmo um creme especial para o pescoço e linha do decote (por alguma razão existem no mercado!). Estes cremes, ricos em substancias emolientes, nutrem a pele mantendo a hidratação, a elasticidade e a firmeza.
- Quando aplicarmos este creme, fazê-lo suavemente… sem maltratar a pele e aproveitar a ocasião para fazer uma auto-massagem. Fazer o seguinte: distribuir o creme pelo pescoço, inclinar a cabeça ligeiramente para trás e pressionando a base do pescoço com as pontas dos dedos, movimentá-los para cima… até ao queixo, trabalhando sempre de baixo para cima, contrariando a força da gravidade. Continuar a massagem inclinando a cabeça para o lado direito e por fim para o lado esquerdo.
- Antes de deitar, aplicar um creme mais forte, especialmente criado para nutrir e hidratar esta área.
- Sempre que usarmos uma roupa mais decotada, aplicar no decote um creme que tenha um alto SPF (fator de proteção solar).
- Quando apanharmos sol na praia, redobrar os cuidados e, se necessário, aplicar um creme bloqueador de ultravioletas.
- Também devemos aplicar um hidratante nessa zona, todas as noites antes de nos deitarmos, porque como sabemos, enquanto dormimos a nossa pele absorve melhor o colágeno e as proteínas contidas no creme.
- É vantajosa a aplicação semanal de um creme exfoliante granulado, para eliminar todas as células mortas e as impurezas da pele. Em seguida aplicar um tônico e depois um hidratante, preferencialmente oleoso. Recomenda-se particularmente cápsulas de óleo de gérmen de trigo, que são facilmente absorvidas.
- As Mãos: As mãos nos são preciosas devido ao grande uso que lhes damos. Estão expostas à desidratação, calosidades, manchas e outros problemas que lhes podem retirar beleza, além disso, ou por tudo isso, revelam facilmente a nossa idade. Temos todas as razões para cuidá-las com o maior carinho. No Inverno ressecam e no Verão desidratam-se. Além disso, sofrem imenso com o uso dos produtos químicos irritantes em casa, com os papeis no escritório, etc. Quando afinal elas merecem ainda mais cuidados iguais aos que damos ao nosso rosto. Alguns especialistas recomendam que usemos nas mãos exatamente os mesmos produtos que usamos no rosto. No entanto existem produtos especialmente estudados para o cuidado das mãos.

Alguns cuidados preventivos:
- Todas as noites antes de deitarmos, aplicar nas mãos um creme emoliente.
- Durante o dia usar uma loção que contenha glicerina e aplicar cada vez que lavarmos as mãos. - Podemos ter conosco, na carteira ou no escritório, um pequeno frasco de plástico, que recarga sempre que necessário.
- Aplicar uma vez por semana, uma máscara exfoliante para eliminar as células mortas.
- Quando formos usar produtos químicos de limpeza ou jardinagem, proteger as mãos com luvas de borracha. Existem no mercado modelos finos, mas resistentes, em caixas com preço muito econômico.
- Na praia, antes de nos expormos ao Sol, proteger também as mãos com um creme bloqueador dos raios nocivos
.

Nenhum comentário: