sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pele linda em qualquer idade - cont.

A consciência da ação do tempo na beleza nem sempre chega na hora certa. Nem os cuidados. É o que aponta uma pesquisa sobre o consumo feminino

O momento é agora!
O que aponta a pesquisa...
Este primeiro grupo é representado pelas garotas financeiramente dependentes dos pais. Elas privilegiam o consumo imediato e adotam um look mais natural. Com relação a cosméticos, são estimuladas pelas mães no uso e na escolha de produtos. Ainda estão conhecendo suas necessidades e, no máximo, utilizam algum item para controlar a oleosidade do rosto ou um cicatrizante de espinhas.

O que dizem os médicos...
Segundo a dermatologista Ligia Kogos, as meninas que não apresentam um problema específico (a acne é um deles), é mais despreocupada, impaciente e resistente quanto aos cuidados com a beleza. “Mas a mídia tem ajudado a difundir bons hábitos, como o uso de filtro solar”, acredita a especialista. Na lista de deveres, estão:

1- De manhã e à noite, lavar o rosto com sabonete líquido e aplicar loção adstringente hidroalcoólica. É um verdadeiro pecado dormir sem retirar a maquiagem.

2- Nas situações de exposição (como andar de bicicleta, fazer esporte no colégio e tomar sol na praia), nunca deixar de lado o filtro solar. “As garotas mais aplicadas podem dar passos além: usar hidratante oil free com FPS ou um produto à base de vitamina C. Mas uma boa aparência é essencial. Sobrancelhas penteadas (com escovinha e máscara para cílios transparente), unhas dos pés e das mãos bem cuidadas e uma maquiagem leve de vez em quando, para ter momentos diferentes. Um aviso importante para elas: Nunca mude por impulso ou para copiar alguém. Pense bem e, se quiser fazer alguma ‘loucura’, que seja reversível. No lugar de uma tatuagem definitiva, por exemplo, faça uma à base de henna”, indica Ligia Kogos.


O que elas fazem na real...
“Na fase da adolescência nem ligava para a estética. Mas de um tempo para cá, passei a dar mais atenção. Como minha mãe é muito vaidosa, acaba me influenciando. Pega no meu pé, coisa de mãe... Só lavo o rosto com água fria e sabonete líquido. Depois, passo filtro solar com FPS 15. E uma vez por mês, faço limpeza de pele. Adoro tomar sol. Já fiz bronzeamento artificial, mas minha pele ressecou demais. Não tenho muita paciência para hidratar o corpo, mesmo assim aplico um creminho quase todo o dia. Sempre fui magra, mas depois de um tratamento com corticóides inchei bastante. Agora estou fazendo talassoterapia duas vezes por semana, para ajudar a definir o corpo. Quanto à alimentação, me policio bastante para não comer muita besteira.”
Cristina Portugal, 19 anos, estudante de moda, está namorando, faz bijuterias para ganhar um dinheiro extra.

O tempo existe!
O que aponta a pesquisa...
Neste segmento estão as mulheres jovens, com responsabilidades pessoais e profissionais e geralmente sem filhos. Elas começam a ter noção dos efeitos do tempo sobre a beleza do corpo e da pele e idealizam uma rotina que nem sempre conseguem colocar em prática. Até experimentam cosméticos, mas pouco sabem sobre eles. Na verdade, são as iniciantes no mundo da beautè. O tempo existe!

O que dizem os médicos...
“Com tantas opções no mercado, é difícil fazer a escolha certa. Acontece que cremes inadequados, mesmo os de boa qualidade, podem piorar a situação da pele. Por isso é fundamental procurar a orientação de um dermatologista. O médico irá avaliar o caso e encontrar o melhor para cada uma”, indica a dermatologista Ana Lúcia Récio. Para elas, a rotina consiste em medidas simples:

1- Pela manhã, limpar o rosto (sabonete + tônico) e aplicar um produto antioxidante e filtro solar (que deve ser reaplicado ao longo do dia).

2- À noite, a limpeza precisa ser redobrada, com a remoção completa da maquiagem. Na etapa final, creme renovador celular ou hidratante. “Uma tendência cada vez maior dentro do receituário dermatológico é o emprego de antioxidantes por via oral, prescritos por médico habilitado. Mas sempre é bom lembrar que hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, com equilíbrio de calorias e nutrientes, boas horas de sono e hidratação correta, também beneficiam a beleza e devem ser seguidos a vida inteira, independentemente da idade”, finaliza a especialista.

O que elas fazem na real...
“Confesso que não sou muito preocupada. Pelo menos por enquanto. Mas sei que daqui a algum tempo vou ter que pensar mais e adotar outras atitudes. No dia-a-dia, lavo o rosto com água e sabonete. Capricho mais na hidratação do corpo, com óleo e creme, para deixar a pele macia e iluminada. Filtro solar? Só me protejo quando vou à praia! Uso o mesmo produto com FPS 15 no rosto e no corpo. Não vou à academia. Mesmo assim, minha atividade física é intensa: corro pra lá e pra cá o dia inteiro! Se na área de creminhos e exercícios sou desencanada, tem uma que eu não descuido, a alimentação. Fujo das frituras, prefiro os grelhados. No meu cardápio entram muitas verduras, legumes e frutas. E bebo bastante água, uns dois litros por dia."
Sandra de Almeida, 26 anos, técnica administrativa, casada há quatro anos, tem um enteado pré-adolescente.

1 O tempo não pára!
O que aponta a pesquisa...
Aqui entram as mulheres que exercem múltiplos papéis (mãe, esposa, profissional, dona de casa). Elas já percebem – e sentem na própria pele as ações do tempo. Até querem lutar contra elas, mas a agitação no dia-a-dia é tanta que acabam adotando medidas de beleza pra lá de básicas. Seu consumo é consciente e objetivo.

O que dizem os médicos...
Para quem tem este perfil, o ideal é investir em poucos e bons produtos, de preferência prescritos pelo especialista. Na lista top, o dermatologista Guilherme de Almeida (SP) indica protetores que contenham mexoryl, demaquilantes com poder abrasivo e cremes noturnos com retinoaldeído. O bê-á-bá dos cuidados continuam. Mas, além de hábitos saudáveis, como exercícios e alimentação equilibrada, é importante:

1- Higienização com sabonete líquido, tonificação e hidratação, de manhã e à noite. E protetor solar, é claro.

2- Dependendo da pele, uma limpeza profunda, feita com esteticista, uma vez por mês. O tipo oleoso pede um intervalo menor entre o procedimento, porque os poros mais abertos acumulam sujeira e provocam cravinhos. “O principal cuidado para elas deve ser com relação ao uso de filtro solar, aplicado pela manhã e ao longo do dia. Os raios UVB, UVA e a luz visível (aquela emitida pelas lâmpadas do escritório e pela tela do computador) são os grandes vilões no fotoenvelhecimento”, destaca o médico.


O que elas fazem na real...
" Nunca fui de ficar passando cremes. Mas de dois anos para cá, quando percebi algumas marquinhas, comecei a me cuidar. De manhã e à noite, lavo e tonifico o rosto e aplico produtos manipulados. Após o banho, espalho óleo no corpo ainda úmido. A pele fica macia e hidratada. Adoro tomar sol, mas hoje a consciência é outra. Se antes eu ficava estirada na areia, coberta de misturas para bronzear, agora passo filtro 60 no rosto e 30 no corpo. Não gosto de academia. No lugar de exercícios, faço massagem modeladora toda semana. Vivo na correria, às vezes fico sem almoçar, mas sempre carrego na bolsa uma barrinha para a hora da fome. Logo cedo tomo um litro de água e bebo muito chá verde. E uma vez por semana como comida japonesa. Salmão faz bem para a saúde e para a pele!”
Malena Russo, 38 anos, empresária de moda, separada, tem uma filha de 11 anos.

Cada coisa em seu tempo!
O que aponta a pesquisa...
No último grupo encontram-se as mulheres com filhos já criados e trabalho menos exigente. Por terem consciência do envelhecimento, elas incorporam diversos e sofisticados cuidados no seu dia-a-dia. Elas encaram a rotina preventiva como momentos de prazer. São as mais críticas com relação a cosméticos.

O que dizem os médicos...
“Na faixa dos 36 aos 55 anos é que se encontra o maior público das clínicas de dermatologia. Quando a mulher faz algum procedimento, como aplicação de toxina botulínica ou preenchimento, vê um resultado rápido. Sente-se mais animada e torna-se freqüentadora assídua do consultório”, comenta o dermatologista Álvaro Pereira (SP).

Hábitos saudáveis devem ser reforçados: não fumar, ter uma dieta equilibrada, fazer exercícios e dormir bem.

1- A rotina clássica continua firme: limpeza, tonificação, hidratação e proteção contra o sol.

2- Há tratamentos sob medida para todas. Para o rosto, por exemplo, podem entrar cremes, produtos injetáveis (ácido hialurônico e toxina botulínica) e aparelhos (como laser, luz pulsada, radiofreqüência). Conforme a idade, o dermatologista pode prescrever hormônio tópico. Para o corpo, podem ser usados cremes (contra a gordura) e equipamentos como vacuoterapia (celulite), carboxiterapia (fl acidez) e ultra-som (gordura e celulite). “O único problema é o exagero. Algumas mulheres acima dos 55 anos extrapolam nos procedimentos e acabam ficando deformadas. É preciso saber que chega uma época em que os tratamentos estéticos não fazem mais efeito. Quando há muita flacidez, só uma plástica (lifting) resolve”, considera o médico.


O que elas fazem na real...
" Como quase toda adolescente, tive acne. Tomei um remédio superforte, que ressecou demais a pele. Desde essa época, capricho na hidratação. Todo dia lavo o rosto com sabonete específico e uso produto manipulado. Na época do inverno, aplico ácido. À noite, coloco uma máscara de gelatina* para evitar rugas na testa. Também passo creme de efeito lifting no corpo. Me sinto feliz bronzeada, por isso vou à praia todos os fins de semana – e fico o dia inteiro exposta! Espalho filtro solar tonalizante no rosto e acelerador de bronzeado no corpo. Invisto nos autobronzeadores e na maquiagem de efeito dourado. Caminho todos os dias. Por ser formada em nutrição, cuido do meu cardápio. Começo a refeição com muita salada, que vario para não enjoar, e me sirvo da comida num prato de sobremesa. Evito frituras e raramente como doce. Bebo muita água, que é o melhor hidratante que existe. Nunca mexi no rosto. Se um dia resolver, faço sem problema. Querer melhorar sim, mas sem mudar demais.”
Ana Isabel Frizzo, 42 anos, dona de casa, casada e mãe de um garoto de 18 anos e uma menina de 12.

Fonte: Revista Uma/Ed. 88
Fotos: Priscila Prade
Edição: Lia Guimarães
Produção: Alessandra Camargo
Cabelo
e Maquiagem: Sheila Campos

Nenhum comentário: