segunda-feira, 15 de setembro de 2008

COSMETOLOGIA

Diversos medicamentos são utilizados os principais são o Ácido Retinóico , o Ácido Glicólico , o Ácido Ascórbico ( vitamina C) , os Despigmentantes e os que promovem a Proteção Solar e os cremes auxiliares como o DMAE e o Elastinol.

Os medicamentos tópicos, agem na intimidade da pele, previnindo o envelhecimento, retardando sua velocidade e rejuvenescendo a pele. Com a utilização da cosmetologia médica, muito pode ser obtido, gastando apenas alguns minutos em casa. O uso de cremes é parte importante do Programa de Rejuvenescimento Facial Light , porque não vai só melhorar a pele, mas ajudar a manter os bons resultados obtidos. O BOTOX® para rugas , o lifting com BOTOX® , os Preenchimentos, os Peelings Superficiais e Médios , a Bioplastia , junto com o condicionamento da pele podem retardar muito a necessidade de cirurgias para a correção dos problemas de envelhecimento.

1-A Proteção Solar

Como podemos observar nesta parte do site, existe uma grande quantidade de tratamentos clínicos para o envelhecimento facial. A moderna pesquisa médica, mesmo contando com todos esses recursos, ainda aplica grandes somas no mundo todo à procura de novos métodos. Esses tratamentos, já são muito conhecidos e já são rotina em muitos centros e trazem benefícios inegáveis á estética feminina. No entanto, é importante lembrar que existe uma medida que pode ser usada isoladamente ou junto com os tratamentos, que é simples, muito eficiente, fácil de empregar e o que é mais importante, não é dispendiosa: A proteção solar.

A luz do sol é o mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele. Para esta ação se criou o termo Fotoenvelhecimento. O Fotoenvelhecimento, considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade. Existe também o temível câncer de pele, que também tem sua incidência aumentada por exposição solar.

A pele bronzeada sempre foi considerada bonita, e mais, se tornou mesmo a característica de um povo. Nós somos a “Gente da Pele Bronzeada”. Sempre se soube que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas nos anos recentes a ciência médica descobriu que o sol faz muito mais mal do que se imaginava. O câncer de pele e o envelhecimento facial são possibilidades muito palpáveis.
A pele, assim como todo o corpo humano, é formada por células. As células tem um núcleo que é onde fica depositado os genes e o DNA, que comandam todo o processo de funcionamento do corpo. Um desarranjo no DNA é que provoca o câncer.
Nos raios solares existem determinadas radiações que podem alterar o DNA e provocar câncer de pele. A natureza criou um mecanismo que é capaz de proteger o núcleo das células da pele dos raios solares danosos que podem alterar o DNA. Esse mecanismo é o sistema de Melanina. A Melanina é um pigmento escuro que existe nas células da pele. Quando estamos expostos ao sol, este pigmento se move e forma uma proteção em tôrno do núcleo da célula, como se fosse um guarda chuva.
Esse movimento da melanina para proteger o núcleo celular é que origina a bela cor bronzeada. Portanto, bronzear-se é brincar de formar um guarda chuva de melanina para evitar câncer. É brincar com coisa muito séria!
Além do câncer, os raios solares também provocam o Fotoenvelhecimento.

O Fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele provocada pela exposição à luz do sol, ao longo da vida.
É possível constatarmos os efeitos da luz do sol no envelhecimento da pele, quando observamos, em mulheres que tomaram muito sol, a pele da região do colo que é mais exposta e comparamos com a pele da região dos seios que é mais protegida. A região do colo tem um aspecto muito mais rugoso, manchado e com presença de rugas e pregueamento do que a região do seio que foi protegida pelas roupas. Fica muito claro que a ação da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na intimidade da pele, que aceleram o envelhecimento.
Portanto, sol pode provocar câncer e envelhece a pele. O ideal de beleza morena deve ser reconsiderado. Em alguns grandes centros já se observa uma tendência da moda em se valorizar a pele não bronzeada. A cor branca da pele vem sendo agora associada a pessoas esclarecidas e cultas, que sabem dos efeitos deletérios do sol. Talvez em algum tempo o bronzeado exagerado pode se tornar “brega”, o que seria muito saudável.

Ação do Sol na Pele:
Aumenta a aspereza
Aumenta as rugas
Diminue a elasticidade
Aumenta a flacidez
Aumenta a pigmentação


Cuidados com o sol

Evite tomar muito sol

Desconsidere a pele muito bronzeada como ideal de beleza

Se sua pele for clara utilize filtro solar diariamente, mesmo nas atividades normais, porque a luz difusa também provoca fotoenvelhecimento

Se resolver tomar sol, utilize filtro solar potente e fique exposto o mínimo possível e no sol do início da manhã

O filtro protege muito bem em relação ao envelhecimento mas não é garantia e não protege tão bem em relação ao câncer de pele.

As máquinas de bronzear também provocam câncer e envelhecem como o sol. Não são seguras.

Perguntas e respostas

O que significa fator de proteção solar(FPS)?
Um termo muito usado quando se fala em proteção solar é “FPS" Para determinar o FPS é considerado o tempo de exposição solar em que a pele de uma pessoa fica ruborizada sem o uso de filtro, que é tanto menor quanto mais clara for a pele, comparando com a mesma pele e mesmo sol com uso de filtro . O FPS do filtro é o tempo que a pele leva para ficar vermelha usando o filtro. É utilizada uma quantidade de filtro de 2 mg/cm² de pele. Por exemplo: Se uma pele clara fica ruborizada em 3 minutos de exposição solar com um filtro FPS 15 ficaria ruborizada na mesma intensidade em 45 minutos. Mas isso se fosse utilizada a quantidade de 2 mg/cm². Na prática se usa muito menos, uma camada que não chega à 1 mg/cm². Portanto o tempo de proteção é menor que os 45 minutos da teoria, e também há que se levar em consideração a qualidade do filtro. O Filtro é necessário e é um a ótima proteção , mas não significa que com ele é possível tomar sol em excesso sem nenhum risco.

O filtro solar sai com água e suor?
Sai, e isso diminui mais ainda o tempo de proteção. Deve-se passar camadas mais grossas de filtro e se estiver exposto á sol forte ou por muito tempo deve-se repetir a aplicação em intervalos de 2 hs.

Quando o céu está nublado é preciso usar filtro solar?
É, o céu nublado só diminui a exposição solar em 10%, é quase como se não houvesse nuvens. É necessário a fotoproteção.

Um guarda sol na praia evita as complicações da exposição à luz solar?
Protege um pouco, a luz reflete na areia e também na água da piscina e nos pisos claros, e atinge quem está sob o guarda sol .

Qual a quantidade de filtro que deve ser passada no rosto e no corpo?
A maior que seja confortável e economicamente viável.

Quem tem pele morena precisa proteção solar?
Precisa, menos do que quem tem pele clara, mas também existe câncer de pele e fotoenvelhecimento em peles morenas.

2- Dmae

O DMAE é um dos medicamentos que são utilizados. Via oral e em uma nova apresentação, injetável para tratamento local da pele.

O DMAE / DEANOL, cujo nome técnico é Dimetilaminoetanol, é um importante antioxidante da membrana plasmática celular. É um precursor, ou seja uma substância que faz parte da formação de outra, que é neste caso a acetilcolina. a Acetilcolina é um neuro transmissor, ou seja , uma substância que permite a passagem do estímulo entre os nervos ou entre os nervos e os músculos. Utilizado na pele, tem uma pequena ação firmadora e tensora, a curto e a longo prazo, e presume-se que o efeito seja pela contração muscular. Nos estudos efetuados com DMAE/Deanol, os efeitos visualizados foram aumento da firmeza da pele, aumento da firmeza na área dos olhos e melhora do contorno facial .

É naturalmente presente no corpo humano em pequena quantidade,

Encontrado naturalmente em peixes como anchova, sardinha e salmão.

Atua nas fibras musculares do organismo, tornando-as mais firmes, tonificadas e elásticas. "Misturado em coquetel com outros nutrientes, combinado com uma base antioxidante e aplicado sobre a pele, o DMAE proporciona uma melhora na aparência da pele flácida".

Efeito Lifting

O DMAE tem apresentado um pequeno , mas visível efeito lifting, especialmente na linha da mandíbula, ao redor dos lábios e nas pálpebras superiores, observado por médicos e pacientes após alguns meses de uso contínuo, duas vezes ao dia.

O DMAE não é o BOTOX® em creme. E é mesmo um erro grosseiro achar que o DMAE é o " BOTOX® em creme", porque seu efeito é justamente o inverso.Enquanto o DMAE estimula o músculo o BOTOX® bloqueia. Portanto, o DMAE não é indicado para pés-de-galinha ou para o vinco entre as sobrancelhas, mas sim por flacidez

Em nossa clínica utilizamos o DMAE, mas nunca como tratamento único, apenas como coadjuvante em casos mais leves, e para tratar a pele, continuamos associando o clássico ácido retinóico, mas associado a produtos que aumentam a sua aceitabilidade.

DMAE Injetável

O DMAE pode ser aplicado localmente para enrigecer a pele. Em média são realizadas 10 aplicações, em intervalos de 1 semana, de 4 ml de DMAE na derme. Pode ser aplicado no contorno mandibular e na região cervical.

3-Elastinol

O Elastinol deixa a pele mais firme, elástica e redensificada em curto espaço de tempo, podendo ser associado a diversos ativos, promovendo ação anti-aging sinérgica e potencializada.

Entre as ações do medicamento, estão uma ação anti-inflamatória nas camadas mais superficiais da pele e nas camadas mais profundas regula a síntese da elastina, do colágeno e das glicosaminoglicanas que são componentes do interstício celular. É observado também uma ação antiradicais livres. O Elastinol é capaz de estimular significamente a proliferação do principal tipo celular da derme, os fibroblastos, responsáveis pela biossíntese das fibras associadas à firmeza e elasticidade cutânea

O resultado, portanto, de um tratamento com Elastinol será uma pele mais firme e redensificada, além de tornar-se mais elástica, protegida e resistente.

4- Despigmentantes

Os despigmentantes mais utilizados são a Hidroquinona , o Ácido Kójico e o Ácido Azeláico .

Hidroquinona

Este composto atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos bloqueando a produção e aumentando a degradação dos malanossomas, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a Melanina. A Hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase , que tem participação na formação da melanina.

Ácido Kójico

É um subproduto de um fungo chamado Aspergillus, que se desenvolve em milho no Japão. Tem ação semelhante a hidroquinona. É uma altenativa a hidroquinona, para pacientes que são intolerantes ao seu uso.

Ácido Azeláico

O creme de ácido Azeláico a 20% é clareador , embora seu efeito seja a longo prazo.

Composições químicas despigmentantes

São fórmulas, já clássicas utilizadas para o tratamento despigmentante.

A fórmula de Kligman

hidroquinona ,tretinoína a 0,1% e dexametasona a 0,1% em pomada hidrófila.

A fórmula de Pathak consiste em HQ a 2% e tretinoína a 0,05-0,1%.

A fórmula de Westerhof consiste em N-acetilcisteína (NAC) a 4,7%, HQ a 2% e acetonido de triancinolona.

Outros Despigmentantes

Acqua Licorice Extract PT: Extraído da raiz da Glycyrriza Glabra Linée, seu pricípio ativo é o glabridin. É um excelente despigmentante.

Melawhite:É um Inibidor da Tirosinase e despigmentante.

Arbutin : Extraída da bearberry é um despigmentante que não precisa se transformar em hidroquinona para agir. Tem além da ação despigmentante, uma ação antimicrobiana e são coadjuvantes nos tratamentos de acne.

5-Ácido Retinóico

Melhora o envelhecimento da pele, produzindo uma pele mais suave e atenua as rugas mais finas. Estimula a formação de tecido que dá sustentação á pele. O inconveniente é que não se pode tomar sol de maneira nenhuma o que pode produzir manchas na pele. No início do tratamento pode aparecer reações noermais , mas desagradáveis, que no entanto desaparecem após algum tempo de uso. É o mais eficiente dos produtos tópicos se for considerado o que ele realmente trás de efeitos positivos. Seu efeito se dá sobre o DNA da célula da pele, aumentando a capacidade de renovação da pele. Também é eficiente em diminuir a oleosidade da pele.


6-Ácido Glicólico

Provoca um aumento da deposição de colágeno na derme. Provoca reações mais leves que o ácido retinóico , mas é menos eficiente. Não é indicado exposição solar durante o seu uso, mas tem menos complicações que o ácido retinóico. Pode ser usado associado com o Ácido Retinóico e a Vitamina C, para aumentar os efeitos e diminuir possíveis reações por se utilizar uma quantidade menor de cada produto. É apresentado em várias concentrações.

7-Vitamina C tópica

Combate os radicais livres e estimula a formação de colágeno. A procedência do produto é muito importante, porque é necessário que a Vitamina C seja estável e penetre na pele. Apesar de existirem muitos cremes com vitamina C , só alguns grandes laboratórios tem tecnologia para produzir um produto que seja eficiente. Quando comprar o produto é necessária a informação sobre a durabilidade da vitamina C utilizada em seu preparo e também se ela penetra na pele. Uma vantagem do tratamento com vitamina C , è que ela não mancha a pele se houver exposição solar durante o seu uso, importante consideração em países ensolarados como o nosso.

8- Argireline

Este creme é uma grande novidade , mas infelizmente não é ainda um creme de BOTOX® , com o efeito igual ao da toxina botulínica.

Vem sendo apresentado como Argireline, Argirelina , BOTOX® - like , Dermo - Relax , Injection - Free , Pós - BOTOX® , creme de BOTOX® ,etc.

A Ação Biológica do creme realmente é parecida com a ação da Toxina Botulínica , mas em intensidade muito menor. Não substitui o BOTOX® , mas pode ser utilizado como um coadjuvante.

O creme , assim como o BOTOX® / Dysport age na liberação da acetilcolina , as vesículas que fazem parte do nervo e que promovem a contração muscular . O bloqueio da contração , provoca o alisamento da pele a partir da ação menor do músculo.

Mas diferentemente do BOTOX® , o Creme de Argireline BOTOX® - like , não consegue bloquear completamente o nervo , assim a contração muscular continua, e os resultados proporcionalmente serão muito menores do que com o BOTOX® Tradicional.

Em nossa clínica utilizamos o Argireline , o creme com efeito BOTOX® como coadjuvante dos tratamentos, sendo parte das formulações dermatológicas.

O BOTOX® / Dysport tradicional continua sendo a vedete dos tratamentos cosmiátricos , e continuamos usando como sempre , mas agora podemos oferecer uma ajuda real do creme de argirelina .

9- Lipossomas

São microvesículas que carream o medicamento para a dentro da célula. Com técnicas químicas ultra modernas, podem ser criado lipossomas dentro de lipossomas. A carreação de medicamentos através dos lipossomas permite tratar a pele, sem que exista grandes intolerâncias.

10- Ácido Alfa Lipóico

utilizado frequentemente junto com a Vitamina C e o DMAE, é um potente anti-oxidante.

11- SK – influx

Estimula a penetração e a ação de ativos.


12- Radizen – A

Composto por bioflavonóides, sé um estímulo a síntese de colágenos.

13- Elastocell

É um poderoso anti-aging, que aumenta a recuperação da pele a partir da membrana basal.

14- Structurine

Extraído do tremoço, contém aminoácidos e oligosacárides necessários a síntese de proteínas e ceramidas da pele

15- Paramul J.

Adequado as peles mais oleosas.

9 - Medicamentos Orais

1- INNEOV

O INNEOV foi lançado na Europa em março de 2003

O Innéov, o primeiro suplemento nutritional para o cuidado da pele foi lançado no Congresso Europeu de Dermatologia (EADV).

A criação está sendo liderada pela Nestlé, multinacional de alimentos processados, e pela L'Oreal, gigante dos cosméticos. As empresas criaram a "Laboratoires INNEOV" para desenvolver a primeira linha de alimentos com fins estéticos do mundo. Os produtos, que prometem melhorar uma série de características físicas, entre elas cabelo, pele, olhos e unhas, já está disponível na Europa .

Indicado para pessoas com mais de 40 anos , preocupados com a perda da firmeza da pele . A fórmula do INNEOV se beneficia notavelmente de um avanço tecnológico alcançado por Pesquisas da Nestlé: Lacto-Lycopene (tm). Isto é uma combinaçãoque permite que o lycopene possa ser altamente assimilatado pelo organismo. O Lacto-Lycopene (tm ) é formulado em combinação a vitamina C e isoflavonas de Soja.

Na prática, significa que a pele poderia ser tratada com comprimidos via oral...

Durante o Congresso Europeu de dermatologia , em Praga em outubro de 2002, Inneov era o assunto de várias comunicações:

A eficiência clínica do Inneov foi estabelecida por um estudo clínico, executado em 90 mulheres.

Na pele o colágeno e a rede de fibras elásticas asseguram a sustentação e a firmeza. Esta rede está mergulhada em uma substância composta por glicanos que recebem água, assegurando a sua densidade e tonicidade. Com o passar do tempo a taxa de colágeno e de glicanos diminui. este fenômeno acelera-se com a diminuição dos hormônios femininos.

Segundo informações dos Laboratoires INNEOV , após 2 meses de utilização as mulheres constatam uma pele mais firme e tônica. Além de melhor hidratação, melhor luminosidade da pele e tecidos de sustentação mais densos. Após 6 meses de uso, de observa um alisamento do microrelevo cutâneo (Laboratoires INNEOV-France )

Ainda é necessário que sua eficiência seja mensurada na prática após muitos anos de uso, expectativas exageradas devem ser evitadas , mas se trata de um inegável avanço, e a Clínica Naturale já se antecipa a este lançamento no Brasil, indicando para seus pacientes que preencham os requisitos.


fórmula

lacto-lycopene

isoflavonas de soja

Vitamina C

2- INNEOV massa capilar

O Inneov massa capilar é o primeiro complemento nutricional criado para “energizar” o cabelo e contem uma combinação de taurina, zinco e catechinas. O INNEOV massa capilar faz muito mais que oferecer nutrientes supmentares , foi criado para agir profundamente na raiz dos pelos e continuamente promove o crescimento de um cabelo mais denso

Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto
Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas

Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade Souza Marques do Rio de Janeiro.

Chefe do Serviço e Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital de Ensino da ISCML

Clínica Naturale Unidade I - Avenida Moema , 87 , cj 51-52, Moema , São Paulo F: 50511075 (11)

Clínica Naturale Unidade II - Avenida Antonio Ometto 525 , Limeira , São Paulo F: 34538490 (19)

Nenhum comentário: