1- introdução
A Acne é uma doença muito frequente que atinge milhões de pessoas no Brasil. Embora a Acne não seja uma doença que envolva risco de vida, provoca alterações importantes de cunho psicológico e físico. Tem várias causas e apresentações. Os tratamentos são muito diversos e existem medicamentos eficientes que no entanto necessitam muito cuidado em seu uso. Neste setor, a Clínica Naturale preparou textos que ajudará a comprender o que é a Acne, e as opções de tratamento. Entretanto lembramos,que os medicamentos e tratamentos aqui referidos fazem parte de um universo médico de tratamento da acne . Não utilize estas informações para se automedicar o que pode ser perigoso para sua saúde. procure um médico que saberá orientar o melhor para o seu caso, com o melhor resultado e segurança.
Navegando por este setor você encontrará informações detalhadas sobre o tratamento da Acne e suas sequelas (marcas) especialmente preparadas pelo staff médico da Clínica Naturale
A Acne é uma doença com várias causas e apresentações que afetam os folículos pilosebáceos da pele. Os folículos pilosebáceos são reentrâncias muito pequenas da pele, onde são produzidos o sebum ( oleosidade) e os pêlos. É a doença de pele mais comum, se estimando que no Brasil atinja cerca de 10.000.000 de pessoas. Antigamente pouca importância era dada ao seu tratamento, em anos mais recentes, a crescente preocupação com a estética, levou a pesquisa e a industria internacional a desenvolver novos e eficientes produtos.
Atenção!!!
Atenção: Os medicamentos e procedimentos aqui referidos fazem parte de um universo médico de tratamento da acne. Não utilize estas informações para se automedicar o que pode ser perigoso para sua saúde. Procure um médico que saberá orientar o melhor para o seu caso com o melhor resultado e segurança .
2- Causas
A Acne é causada por alteração em 4 fatores principais
• A produção de sebum
• Alteração das células do folículo
• Ação da bactéria Propionibacterium Acnes
• inflamação do folículo.
Na puberdade ocorre um aumento da produção de hormônios chamados “androgênios adrenais” Estes androgênios causam o aumento dos folículos pilosebáceos, e aumento na produção de sebum no rosto, ombros, colo e costas. Acontece também uma maior descamação de células do folículo. A combinação de células descamadas e sebum forma uma rolha que tampa a saída do folículo. Esta rolha é o comedão, ou “cravo”. Este folículo ocluído facilita a ação de bactérias, o Propionibacterium Acnes, que utiliza o sebum como fonte de alimento. A ação desta bactéria libera produtos que inflamam o folículo. A ação destes fatores, bactérias, sebum, inflamação, leva ao aparecimento das diversas formas de Acne, como comedões abertos e fechados, pápulas (elevações), pústulas ( pontos purulentos), e nódulos ( elevações endurecidas).
2- Princípios do Tratamento
Deve-se tratar os 4 fatores principais. Prevenir e tratar cicatrizes e manchas, e prevenir as recidivas. Deve-se escolher os medicamentos que tenham o melhor resultado e menor índice de complicações. O tratamento deve ser proporcional à extensão do problema. Nos casos mais leves, apenas medicamentos em cremes tópicos podem corrigir o problema, enquanto nos mais severos existe a necessidade de associação de medicamentos por via oral. Importante salientar que a Acne é um problema crônico, e mesmo depois da melhora, um acompanhamento deve ser realizado, para se instituir medidas preventivas e curativas para que o resultado se mantenha indefinidamente.
Para se obter sucesso no Tratamento é necessária uma cuidadosa avaliação pelo profissional médico, que identificará os vários fatores envolvidos no caso específico de cada paciente e poderá escolher o melhor tratamento de forma personalizada. Cada paciente um tratamento de acordo com a conclusão da consulta médica. A severidade da acne determinará a severidade do tratamento. Casos mais leves podem ser controlados com medidas mais simples e casos mais graves necessitarão de medidas mais complexas. A idade, o tipo de pele(seca, oleosa ou mista), outras condições de pele existentes, motivação e preocupação do paciente com o problema, estilo de vida, alterações menstruais, aparecimento de pilosidade anormal em mulheres, são fatores que devem ser considerados pelo médico na identificação das causas. Uso de cosméticos para a pele e cabelos, medicamentos, alguns tipos específicos de pílulas anticoncepcionais, vitamina B12, hábito de traumatizar os folículos também devem ser considerados. Associados aos 4 fatores principais são os pontos importantes a serem considerados pelo médico na avaliação do paciente com Acne, para determinar o melhor tratamento.
3- Os Tratamentos com Medicamenos
Os medicamentos incluem produtos tópicos ( cremes) e de uso sistêmico (por boca). Os agentes para o tratamento devem, isoladamente, ou em conjunto, serem efetivos para todos os 4 fatores responsáveis pela Acne. Deve ser feita uma seleção dos melhores agentes medicamentosos. Não se deve fazer automedicação. Usaremos aqui os nomes científicos dos produtos, porque sempre um médico deve ser consultado para a correta prescrição destas drogas, que podem causar problemas se não forem corretamente utilizadas
a - Os produtos que eliminam oleosidade e comedões ( cravos)
Tretinoína Tópica ( ácido trans retinóico)
O creme com tretinoína é efetivo na eliminação dos comedões ( cravos) já existentes. Normaliza também as células da parede interna dos folículos. Evita a formação de novos comedões. Diminuem assim a inflamação nos folículos. Sua ação é lenta, podendo ser necessário alguns meses de tratamento para se observar um melhora importante. Pode ser utilizada associada a outros agentes, com o Peróxido de Benzoíla e antimicrobianos tópicos. Tem efeitos colaterais como eritema ( vermelhidão), pele seca e descamação. É absolutamente imperativo não tomar Sol durante o tratamento com tretinoína, por causa da sensibilidade da pele ao sol, quando se usa esse produto. Nas primeiras semanas de tratamento pode piorar o quadro, havendo depois melhora significativa. O paciente sabendo desta possibilidade aceitará melhor estas alterações não abandonando o tratamento.
Isotretinoína Via Oral
A Isotretinoina ( ácido 13 cis retinóico). É um derivado da vitamina A que é efetivo em todos os 4 fatores que provocam Acne. Entretanto, seu uso envolve riscos, e cuidadoso acompanhamento médico, sendo reservado para os casos mais graves e avançados sempre a critério médico. É uma substância teratogênica, o que significa que se houver gravidez durante o seu uso, pode ocorrer malformações no feto.
b- Os Produtos que Agem Contra as Bactérias
Peróxido de Benzoíla
O Peróxido de Benzoíla tem ação sobre o P. Acnes, a bactéria associada à acne. Pode ser usado em cremes, em várias concentrações e associado aos outros medicamentos. O P. Acnes, não se desenvolve bem em presença de oxigênio, e o Peróxido de Benzoíla, altera o folículo, gerando um ambiente não propício para esta bactéria se desenvolver.
Os Antibióticos
A clindamicina, a eritromicina, a sulfacetamida e o ácido salicílico são substâncias que também tem ação sobre o P. Acnes, diminuindo sua população na pele. Entretanto, com o uso prolongado, Pode ocorre resistência. O antibiótico deve ser usado durante uma fase do tratamento, e antes de se desenvolver resistência, outras medidas podem se introduzidas. A eritromicina, a tetraciclina, a doxicilina e a minociclina são antibióticos sistêmicos ( via oral), que são efetivos contra o P. Acnes. Podem ser utilizados no tratamento, sempre com orientação do profissional médico.
Novas tecnologias
Tratamentos das lesões com Laser pode substituir o antibiótico :
A aplicação de um laser com espectro de luz específica, mata as bactérias da pele, realizando o mesmo efeito dos antibióticos. O Laser ajuda muito o tratamento , considerando que as bactérias associadas com a ACNE estão ficando cada vez mais resistentes aos tratamentos convencionais
Novos peelings de fenol ajudam a melhorar as complicações como as escaras de acne.
Novos medicamentos anti-acne
Retinóicos
Outros derivados e apresentações do ácido retinóico estão sendo desenvolvidos, como o adapalene, o tazatorene, o Retin A Micro e o Creme Polimerizado de Tretinoína. Procura-se obter menos efeitos colaterais com igual, ou melhor, ação
Adapalene
É um ácido naftóico sintético com atividade retinóica. Tem uma estrutura química diferente do ácido retinóico, mas uma ação semelhante. Observa-se uma melhor ação anticomedogênica, melhor ação antiinflamatória e menor prevalência de efeitos indesejáveis.
Tazaroteno
É um retinóide acetilênico sintético, que penetra rapidamente na pele e então é convertido na substância ativa. Parece apresentar menos efeitos colaterais do que o ácido retinóico, porem com eficácia comparável.
Microsferas de tretinoína em gel
O Retin A Micro, é a tretinoína em um novo preparado que utiliza a tecnologia de apresentação de medicamentos em microsferas. A intenção é liberar mais lentamente o produto dentro da pele, assim diminuindo os efeitos colaterais.
Creme Polimerizado de Tretinoína é o ácido retinóico associado com um polímero, o poliprepolímero – 2 ( PP-2). A intenção é liberar o produto na região onde ele é mais eficiente, aumentando o efeito positivo e diminuindo os efeitos indesejáveis.
Outros produtos tópicos
Ácido Azeláico
Foi inicialmente utilizado para tratamento de manchas da pele. Também é efetivo para tratamento da rosácea. Tem ação antibacteriana, e demonstrou ter uma ação positiva no tratamento da Acne.
Novas formulações de sulfacetamida
A sulfacetamida sódica tem ação contra as bactérias da pele. Já vem sendo utilizada há algum tempo. Normalmente vem associada com o biosulfur. Novas preparações sem o biosulfur vem mostrando boa ação e com menos efeitos colaterais.
Associação de Clindamicina e peróxido de benzoíla
Esta associação tem se mostrado eficiente no tratamento da acne.
Novos hormônios orais
Os hormônios são utilizados no tratamento da acne, quando ocorre disfunção ovariana com excesso de produção de androgênios, como nos ovários policísticos. Uma nova associação hormonal, associando contraceptivo oral, e hormônios ( Ortho tri-Cyclen), vem sendo utilizada especificamente para o tratamento da acne.
A Técnica de Tratamento da Clínica Naturale
O sucesso para o tratamento da acne requer cuidadosa avaliação e indicação específica de tratamento para cada paciente, respeitando suas individualidades. O agente antiacne apropriado é então selecionado, e o acompanhamento vai determinar a eficiência e a necessidade de mudança de estratégia. É importante determinar a severidade da acne como leve, média ou grave, e a predominância de lesões. Entretanto, um roteiro é uma estratégia geral pode ser utilizada, procurando em sentido amplo obter uma racionalização de procedimentos. Embora outras técnicas e abordagens sejam igualmente aceitas, a Clínica Naturale, desenvolveu um método que aplica com bons resultados em seus pacientes.
Clínica Naturale - Programa de Tratamento da Acne
Tratamento da Acne
Consideramos quatro fases de tratamento
Fase 1
Avaliação, Limpeza e antibióticos
O Caso é avaliado pelo médico e são prescritos antibióticos sistêmicos e / ou locais, cremes de limpeza da pele e o trabalho da esteticista é indicado no momento apropriado para limpeza mecânica de comedões.
Fase 2
Inibição da produção de sebum
Uso de cremes e medicamentos que inibem a produção de sebum são indicados. Os medicamentos são aplicados localmente ou via oral, dependendo da severidade do problema.
Fase 3
Tratamento da complicações
Escaras e manchas são tratadas, com a utilização de peelings e Subcisão com preenchimento.
Fase 4
Manutenção
Acompanhamento do caso, com medidas preventivas e reintrodução de terapêuticas quando necessário.
Tratamento das seqüelas de acne - Manchas e cicatrizes
Subcisão e Preenchimento
A Técnica de subcisão e Preenchimento de cicatrizes de acne, é baseado na liberação da cicatriz, das fibroses que estão sob a pele, com agulhas muito finas. O espaço é prenchido por materias de prenchimento, melhorando o aspecto da lesão.
O procedimento pode ser feito no consultório, não exigindo internação ou day hospital.
Despigmentantes
Um tratamento com despigmentantes é realizado para diminuir manchas provocadas pela acne.
Peelings
Peelings de fenol são utilziados para manchas e cicatrizes mais superficiiais
Bioplastia
A Bioplastia é utilizada para os casos avançados de seqüelas de acne, quando toda a sustentação da pele é acometida, surgindo um processo de flacidez e perda de definição da mandíbula. A bioplastia pode melhorar o aspecto de flacidez, devolvendo os contornos faciais.
Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto
Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas
Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade Souza Marques do Rio de Janeiro.
Chefe do Serviço e Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital de Ensino da ISCML
Clínica Naturale Unidade I - Avenida Moema , 87 , cj 51-52, Moema , São Paulo F: 50511075 (11)
Clínica Naturale Unidade II - Avenida Antonio Ometto 525 , Limeira , São Paulo F: 34538490 (19)
A Acne é uma doença muito frequente que atinge milhões de pessoas no Brasil. Embora a Acne não seja uma doença que envolva risco de vida, provoca alterações importantes de cunho psicológico e físico. Tem várias causas e apresentações. Os tratamentos são muito diversos e existem medicamentos eficientes que no entanto necessitam muito cuidado em seu uso. Neste setor, a Clínica Naturale preparou textos que ajudará a comprender o que é a Acne, e as opções de tratamento. Entretanto lembramos,que os medicamentos e tratamentos aqui referidos fazem parte de um universo médico de tratamento da acne . Não utilize estas informações para se automedicar o que pode ser perigoso para sua saúde. procure um médico que saberá orientar o melhor para o seu caso, com o melhor resultado e segurança.
Navegando por este setor você encontrará informações detalhadas sobre o tratamento da Acne e suas sequelas (marcas) especialmente preparadas pelo staff médico da Clínica Naturale
A Acne é uma doença com várias causas e apresentações que afetam os folículos pilosebáceos da pele. Os folículos pilosebáceos são reentrâncias muito pequenas da pele, onde são produzidos o sebum ( oleosidade) e os pêlos. É a doença de pele mais comum, se estimando que no Brasil atinja cerca de 10.000.000 de pessoas. Antigamente pouca importância era dada ao seu tratamento, em anos mais recentes, a crescente preocupação com a estética, levou a pesquisa e a industria internacional a desenvolver novos e eficientes produtos.
Atenção!!!
Atenção: Os medicamentos e procedimentos aqui referidos fazem parte de um universo médico de tratamento da acne. Não utilize estas informações para se automedicar o que pode ser perigoso para sua saúde. Procure um médico que saberá orientar o melhor para o seu caso com o melhor resultado e segurança .
2- Causas
A Acne é causada por alteração em 4 fatores principais
• A produção de sebum
• Alteração das células do folículo
• Ação da bactéria Propionibacterium Acnes
• inflamação do folículo.
Na puberdade ocorre um aumento da produção de hormônios chamados “androgênios adrenais” Estes androgênios causam o aumento dos folículos pilosebáceos, e aumento na produção de sebum no rosto, ombros, colo e costas. Acontece também uma maior descamação de células do folículo. A combinação de células descamadas e sebum forma uma rolha que tampa a saída do folículo. Esta rolha é o comedão, ou “cravo”. Este folículo ocluído facilita a ação de bactérias, o Propionibacterium Acnes, que utiliza o sebum como fonte de alimento. A ação desta bactéria libera produtos que inflamam o folículo. A ação destes fatores, bactérias, sebum, inflamação, leva ao aparecimento das diversas formas de Acne, como comedões abertos e fechados, pápulas (elevações), pústulas ( pontos purulentos), e nódulos ( elevações endurecidas).
2- Princípios do Tratamento
Deve-se tratar os 4 fatores principais. Prevenir e tratar cicatrizes e manchas, e prevenir as recidivas. Deve-se escolher os medicamentos que tenham o melhor resultado e menor índice de complicações. O tratamento deve ser proporcional à extensão do problema. Nos casos mais leves, apenas medicamentos em cremes tópicos podem corrigir o problema, enquanto nos mais severos existe a necessidade de associação de medicamentos por via oral. Importante salientar que a Acne é um problema crônico, e mesmo depois da melhora, um acompanhamento deve ser realizado, para se instituir medidas preventivas e curativas para que o resultado se mantenha indefinidamente.
Para se obter sucesso no Tratamento é necessária uma cuidadosa avaliação pelo profissional médico, que identificará os vários fatores envolvidos no caso específico de cada paciente e poderá escolher o melhor tratamento de forma personalizada. Cada paciente um tratamento de acordo com a conclusão da consulta médica. A severidade da acne determinará a severidade do tratamento. Casos mais leves podem ser controlados com medidas mais simples e casos mais graves necessitarão de medidas mais complexas. A idade, o tipo de pele(seca, oleosa ou mista), outras condições de pele existentes, motivação e preocupação do paciente com o problema, estilo de vida, alterações menstruais, aparecimento de pilosidade anormal em mulheres, são fatores que devem ser considerados pelo médico na identificação das causas. Uso de cosméticos para a pele e cabelos, medicamentos, alguns tipos específicos de pílulas anticoncepcionais, vitamina B12, hábito de traumatizar os folículos também devem ser considerados. Associados aos 4 fatores principais são os pontos importantes a serem considerados pelo médico na avaliação do paciente com Acne, para determinar o melhor tratamento.
3- Os Tratamentos com Medicamenos
Os medicamentos incluem produtos tópicos ( cremes) e de uso sistêmico (por boca). Os agentes para o tratamento devem, isoladamente, ou em conjunto, serem efetivos para todos os 4 fatores responsáveis pela Acne. Deve ser feita uma seleção dos melhores agentes medicamentosos. Não se deve fazer automedicação. Usaremos aqui os nomes científicos dos produtos, porque sempre um médico deve ser consultado para a correta prescrição destas drogas, que podem causar problemas se não forem corretamente utilizadas
a - Os produtos que eliminam oleosidade e comedões ( cravos)
Tretinoína Tópica ( ácido trans retinóico)
O creme com tretinoína é efetivo na eliminação dos comedões ( cravos) já existentes. Normaliza também as células da parede interna dos folículos. Evita a formação de novos comedões. Diminuem assim a inflamação nos folículos. Sua ação é lenta, podendo ser necessário alguns meses de tratamento para se observar um melhora importante. Pode ser utilizada associada a outros agentes, com o Peróxido de Benzoíla e antimicrobianos tópicos. Tem efeitos colaterais como eritema ( vermelhidão), pele seca e descamação. É absolutamente imperativo não tomar Sol durante o tratamento com tretinoína, por causa da sensibilidade da pele ao sol, quando se usa esse produto. Nas primeiras semanas de tratamento pode piorar o quadro, havendo depois melhora significativa. O paciente sabendo desta possibilidade aceitará melhor estas alterações não abandonando o tratamento.
Isotretinoína Via Oral
A Isotretinoina ( ácido 13 cis retinóico). É um derivado da vitamina A que é efetivo em todos os 4 fatores que provocam Acne. Entretanto, seu uso envolve riscos, e cuidadoso acompanhamento médico, sendo reservado para os casos mais graves e avançados sempre a critério médico. É uma substância teratogênica, o que significa que se houver gravidez durante o seu uso, pode ocorrer malformações no feto.
b- Os Produtos que Agem Contra as Bactérias
Peróxido de Benzoíla
O Peróxido de Benzoíla tem ação sobre o P. Acnes, a bactéria associada à acne. Pode ser usado em cremes, em várias concentrações e associado aos outros medicamentos. O P. Acnes, não se desenvolve bem em presença de oxigênio, e o Peróxido de Benzoíla, altera o folículo, gerando um ambiente não propício para esta bactéria se desenvolver.
Os Antibióticos
A clindamicina, a eritromicina, a sulfacetamida e o ácido salicílico são substâncias que também tem ação sobre o P. Acnes, diminuindo sua população na pele. Entretanto, com o uso prolongado, Pode ocorre resistência. O antibiótico deve ser usado durante uma fase do tratamento, e antes de se desenvolver resistência, outras medidas podem se introduzidas. A eritromicina, a tetraciclina, a doxicilina e a minociclina são antibióticos sistêmicos ( via oral), que são efetivos contra o P. Acnes. Podem ser utilizados no tratamento, sempre com orientação do profissional médico.
Novas tecnologias
Tratamentos das lesões com Laser pode substituir o antibiótico :
A aplicação de um laser com espectro de luz específica, mata as bactérias da pele, realizando o mesmo efeito dos antibióticos. O Laser ajuda muito o tratamento , considerando que as bactérias associadas com a ACNE estão ficando cada vez mais resistentes aos tratamentos convencionais
Novos peelings de fenol ajudam a melhorar as complicações como as escaras de acne.
Novos medicamentos anti-acne
Retinóicos
Outros derivados e apresentações do ácido retinóico estão sendo desenvolvidos, como o adapalene, o tazatorene, o Retin A Micro e o Creme Polimerizado de Tretinoína. Procura-se obter menos efeitos colaterais com igual, ou melhor, ação
Adapalene
É um ácido naftóico sintético com atividade retinóica. Tem uma estrutura química diferente do ácido retinóico, mas uma ação semelhante. Observa-se uma melhor ação anticomedogênica, melhor ação antiinflamatória e menor prevalência de efeitos indesejáveis.
Tazaroteno
É um retinóide acetilênico sintético, que penetra rapidamente na pele e então é convertido na substância ativa. Parece apresentar menos efeitos colaterais do que o ácido retinóico, porem com eficácia comparável.
Microsferas de tretinoína em gel
O Retin A Micro, é a tretinoína em um novo preparado que utiliza a tecnologia de apresentação de medicamentos em microsferas. A intenção é liberar mais lentamente o produto dentro da pele, assim diminuindo os efeitos colaterais.
Creme Polimerizado de Tretinoína é o ácido retinóico associado com um polímero, o poliprepolímero – 2 ( PP-2). A intenção é liberar o produto na região onde ele é mais eficiente, aumentando o efeito positivo e diminuindo os efeitos indesejáveis.
Outros produtos tópicos
Ácido Azeláico
Foi inicialmente utilizado para tratamento de manchas da pele. Também é efetivo para tratamento da rosácea. Tem ação antibacteriana, e demonstrou ter uma ação positiva no tratamento da Acne.
Novas formulações de sulfacetamida
A sulfacetamida sódica tem ação contra as bactérias da pele. Já vem sendo utilizada há algum tempo. Normalmente vem associada com o biosulfur. Novas preparações sem o biosulfur vem mostrando boa ação e com menos efeitos colaterais.
Associação de Clindamicina e peróxido de benzoíla
Esta associação tem se mostrado eficiente no tratamento da acne.
Novos hormônios orais
Os hormônios são utilizados no tratamento da acne, quando ocorre disfunção ovariana com excesso de produção de androgênios, como nos ovários policísticos. Uma nova associação hormonal, associando contraceptivo oral, e hormônios ( Ortho tri-Cyclen), vem sendo utilizada especificamente para o tratamento da acne.
A Técnica de Tratamento da Clínica Naturale
O sucesso para o tratamento da acne requer cuidadosa avaliação e indicação específica de tratamento para cada paciente, respeitando suas individualidades. O agente antiacne apropriado é então selecionado, e o acompanhamento vai determinar a eficiência e a necessidade de mudança de estratégia. É importante determinar a severidade da acne como leve, média ou grave, e a predominância de lesões. Entretanto, um roteiro é uma estratégia geral pode ser utilizada, procurando em sentido amplo obter uma racionalização de procedimentos. Embora outras técnicas e abordagens sejam igualmente aceitas, a Clínica Naturale, desenvolveu um método que aplica com bons resultados em seus pacientes.
Clínica Naturale - Programa de Tratamento da Acne
Tratamento da Acne
Consideramos quatro fases de tratamento
Fase 1
Avaliação, Limpeza e antibióticos
O Caso é avaliado pelo médico e são prescritos antibióticos sistêmicos e / ou locais, cremes de limpeza da pele e o trabalho da esteticista é indicado no momento apropriado para limpeza mecânica de comedões.
Fase 2
Inibição da produção de sebum
Uso de cremes e medicamentos que inibem a produção de sebum são indicados. Os medicamentos são aplicados localmente ou via oral, dependendo da severidade do problema.
Fase 3
Tratamento da complicações
Escaras e manchas são tratadas, com a utilização de peelings e Subcisão com preenchimento.
Fase 4
Manutenção
Acompanhamento do caso, com medidas preventivas e reintrodução de terapêuticas quando necessário.
Tratamento das seqüelas de acne - Manchas e cicatrizes
Subcisão e Preenchimento
A Técnica de subcisão e Preenchimento de cicatrizes de acne, é baseado na liberação da cicatriz, das fibroses que estão sob a pele, com agulhas muito finas. O espaço é prenchido por materias de prenchimento, melhorando o aspecto da lesão.
O procedimento pode ser feito no consultório, não exigindo internação ou day hospital.
Despigmentantes
Um tratamento com despigmentantes é realizado para diminuir manchas provocadas pela acne.
Peelings
Peelings de fenol são utilziados para manchas e cicatrizes mais superficiiais
Bioplastia
A Bioplastia é utilizada para os casos avançados de seqüelas de acne, quando toda a sustentação da pele é acometida, surgindo um processo de flacidez e perda de definição da mandíbula. A bioplastia pode melhorar o aspecto de flacidez, devolvendo os contornos faciais.
Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto
Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas
Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade Souza Marques do Rio de Janeiro.
Chefe do Serviço e Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital de Ensino da ISCML
Clínica Naturale Unidade I - Avenida Moema , 87 , cj 51-52, Moema , São Paulo F: 50511075 (11)
Clínica Naturale Unidade II - Avenida Antonio Ometto 525 , Limeira , São Paulo F: 34538490 (19)
Nenhum comentário:
Postar um comentário