quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Agora em Vitória na Aleixo Neto - L'Occitane


Continuação da história da marca:

Ao longo de sua história, a L'OCCITANE se caracterizou por freqüentemente se antecipar às tendências da indústria cosmética. Foi a primeira empresa a priorizar como base dos seus produtos os óleos essenciais; a primeira a utilizar a manteiga de karité (originária da semente do fruto da árvore de Karité, na África, utilizada para proteger, nutrir, suavizar e amaciar a pele e os cabelos) e, sobretudo, a inovar, incorporando-a em seus sabonetes; precursora no uso de embalagens recicláveis; e no apoio a populações socialmente segregadas. A L'OCCITANE trabalha especialmente com o olfato de seu público, mas também se preocupa com outro sentido especialmente importante, que, infelizmente, não é privilégio de todos: a visão. Assim, a empresa utiliza o alfabeto em braile em suas embalagens desde 1997 como forma de demonstrar respeito pelo público deficiente visual. Além disso, destina o valor arrecadado com a venda da vela "Clementine" (a vela mais vendida pela rede no mundo) a uma organização dedicada ao tratamento de pessoas cegas por todo o mundo, a Orbis International.

Edições especiais
A L'OCCITANE celebra duas colheitas por ano. Em Provence, quando a lavanda e a verbena são colhidas, é criada uma edição limitada de produtos, baseada naqueles anos. Esses itens são especialmente embalados e ficam disponíveis por um tempo limitado – geralmente um ou dois meses. A colheita de Lavanda é celebrada em setembro e a de Verbena em maio.

Os spas
O Spa L'Occitane, criado em novembro de 2001 na cidade de São Paulo, tem a mesma filosofia provençal que busca o bem-estar e a qualidade de vida. Os diversos ambientes foram criados para propiciar conforto, tranqüilidade e privacidade necessária para os tratamentos. Oferece diferentes tipos de rituais de banho, massagens e tratamentos corporais e faciais, realizados manualmente e criados para atender aos mais exigentes consumidores. No menu do tem massagem para casais, com direito a jantar e prosecco. Como, em outros tratamentos, o acompanhamento é com vinho ou sucos, e biscoitos da região. Tem massagem indiana feita por duas terapeutas - para relaxar a mente, ativar a circulação e desintoxicar, eliminar toxinas e integrar corpo e mente. Ou se preferir massagens feitas com os pés e ainda com pedras vulcânicas aquecidas e distribuídas pelo corpo, próprias para pessoa tensas e/ou esportistas, pois relaxam, inclusive a mente, liberam toxinas e, proporcionam uma boa noite de sono. Tem ainda como se desintoxicar e, ao mesmo tempo, tratar da redução de medidas e celulites. E todos os produtos e procedimentos ali aplicados são exclusivos da grife francesa, que assina vários aromas da região de Provence como a lavanda, verbena, mel, oliva, karité e amêndoa.

Entre as opções do spa é possível escolher programas para o dia todo ou apenas uma massagem, um banho. Todo este prazeroso ritual pode ser prolongado em casa, pois a loja L'OCCITANE, que também faz parte do espaço En Provence, oferece produtos (géis, sabonetes, leites corporais, bálsamos e velas) feitos lá mesmo para prolongar os efeitos dos banhos e outros tratamentos. E as pessoas poderão presentear os amigos com vários tratamentos ou apenas um banho ou massagem. Para isto, foi criado um “cupom-presente” especial, que pode ser comprado no spa ou em qualquer loja da marca. Mas esse pedaço de paraíso não fica só nisso. No primeiro andar da casa estão três outras delícias: uma butique de azeite, a Oliviers & Co., que inclui 25 tipos de azeite, com sabores, cores e aromas variados, elaborados por Olivier Baussan, criador da marca; uma loja com os perfumes e sabonetes da marca francesa; e um restaurante com receitas do Mediterrâneo que se diferencia por não ter pratos, mas sim comidinhas para se degustar, como tapenades (pasta de azeitona) e ratatouilles (refogado de berinjela típico da Provence). A idéia de juntar tudo isso num só espaço partiu dos proprietários da L'OCCITANE no Brasil, Alberto Rebollo e Silvia Gambin. Foi deles a iniciativa de abrir aqui o primeiro spa da marca no mundo. O criador da marca, Olivier Baussan, aplaudiu de pé a iniciativa e veio ao Brasil especialmente para a inauguração do espaço. Devido ao seu sucesso do empreendimento, em dezembro de 2002 foi criado um segundo Spa L’Occitane em Comandatuba, no Hotel Transamérica; em 2005, em parceria com a H. Stern, foi inaugurado outro no Rio de Janeiro e mais recentemente, em janeiro de 2008, uma unidade em Salvador dentro do Convento do Carmo, hotel cinco-estrelas do grupo português Pestana. Atualmente a marca conta com 10 spas: 4 localizados no Brasil e 7 na Ásia, espalhados entre Hong Kong, Taiwan e Vietnã.

A origem do nome
A palavra L'OCCITANE significa no antigo idioma Oc, “A mulher de Occitane”, uma antiga província que se estendeu ao sul da França, de leste a oeste, incorporando a Catalonia e a italiana Piedmont. É em Provence, uma descendente desta região pré-medieval, que os produtos são fabricados. Foneticamente, pronuncia-se “lox-ee-tahn”.
-
Os dados
● Origem: França
● Fundação: 1976
● Fundador: Olivier Baussan
● Sede mundial: Manosque, França
● Proprietário da marca: L’Occitane SA
● Capital aberto: Não
● Chairman: Reinold Geiger
● Presidente: Olivier Baussan
● Lojas: 700
● Spas: 10 (4 no Brasil)
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim (27 lojas)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Cremes, xampus, sabonetes
● Ícones: O aroma de seus produtos
● Slogan: A True Story.
● Website: www.loccitane.com

A marca no mundo
Hoje, a L'OCCITANE exporta de sua sede, localizada na cidade francesa de Manosque, o seu estilo provençal para mais de 700 lojas em 70 países. No Brasil desde 1995, possui 27 lojas e 4 Spas (estes em São Paulo, Recife e Bahia). O portfólio da marca inclui cerca de 500 itens – cosméticos, sabonetes, fragrâncias, itens para roupas, produtos masculinos, aromas para ambiente, etc; divididos em diversas linhas: Verbena, Lavanda, Immortelle, Rosas, Uva, Oliva, Amêndoa, Linha Masculina, Mel, Aromacologia, Linha Facial, Karité, Chá Verde e Laranja. O Brasil é o quinto maior mercado mundial da marca.

Você sabia?
● Os testes são realizados em seres humanos como parte de uma série de testes clínicos. Não são utilizados testes em animais. No caso de pele humana os testes utilizam a membrana de ovo como alternativa.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

sábado, 13 de dezembro de 2008

Pele limpa absorve melhor cremes e potencializa..... - Uma pele perfeita


Você é linda, a maquiagem que usa, maravilhosa, e os produtos de tratamento, melhores ainda. Mas, se a sua pele não estiver adequadamente limpa, todo o esforço ficará comprometido. Uma limpeza especializada é fundamental. Qual? Quando fazer? Para todo tipo de pele? Você vai saber agora.

1 - É necessário fazer a limpeza de pele com profissionais?
penas a limpeza do dia-a-dia costumanão ser suficiente para remover tantas impurezas. O método dos salões de estética e clínicas dermatológicas é o mais eficaz para deixar a pele livre de secreções que deveriam ser expelidas naturalmente, mas que, por algum motivo camadas de poluição, por exemplo, ficaram retidas dentro do poro, esclarece o dermatologista Paulo Barbosa, de Salvador. Outra vantagem: auxilia na hidratação cutânea, recuperando o brilho e o viço.

2 - É melhor fazer a limpeza de pele por sucção ou por extração manual?
Ambas são recomendadas. O primeiro é menos doloroso, já que apenas suga a sujeira com a ajuda de um equipamento que produz vácuo. É mais superficial se comparado à manual, que retira as impurezas mais profundas. O método por sucção não consegue medir o quanto o poro foi totalmente limpo. Justamente por ser a vácuo, retira o que está mais na superfície. Já a extração manual, como o próprio nome revela, tem maior sensibilidade e tato para se saber quanto do cravo foi removido e o que ainda falta, diz a dermatologista Áurea Lopes, de São Paulo.

3 - Todas as peles precisam fazer uma limpeza do tipo de salão?
Não. A pele sem tendência aacne, sendo jovem ou madura, não precisa, diz Áurea. Se mesmo assim a cliente desejar fazer uma limpeza, não há contra-indicação. É só uma questão de lógica. Os médicos dizem que esse tipo de pele não acumula sujeira.

4 - Para que tipo de pele, então, essas limpezas são indicadas? As mais oleosas?
Independentemente da técnica sucção ou manual , a limpeza será sempre indicada quando há cravos e comedões. E não importa o tipo de pele, explica a profissional, mestre em dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo.

5 - Com que freqüência se deve fazer essa limpeza? Uma vez por mês?
Não há regra. Tudo depende danecessidade da pele. Mas, normalmente, o bom intervalo entre uma limpeza e outra é 30 dias, explica a médica. Como as oleosas e mistas têm maior propensão a cravos, é recomendado um controle da secreção sebácea no dia-a-dia e uma extração em clínica a cada 20 ou 30 dias. Peles secas podem fazer a limpeza de pele a cada dois ou até quatro meses. Mesmo assim, mais do que extrair cravos e comedões, o procedimento dá maior ênfase à hidratação; aquela máscara que finaliza a limpeza.

6 - Há idade para começar a fazer limpeza de pele?
Não. O processo é indicado paraas peles mais irritadas; com acne inflamada ou exposta. Essas precisam de um cuidado mais freqüente porque estão constantemente produzindo secreções sebáceas em excesso. Quanto antes se começa a limpeza, melhor. Assim evita-se a piora na inflamação, explica Áurea.

7 - Quanto tempo demora o procedimento?
Depende. Uma limpeza mais superficialpode demorar 30 minutos. Já a completa, uma hora e meia. Em São Paulo, no Instituto Anna Pegova, o método tem várias etapas. Começa com a higienização, depois vapor para dilatar os poros, extração dos cravos com aparelho de sucção e finaliza com uma máscara indicada para ca da tipo de pele, tônico, hidratante e filtro solar. A máscara é indicada por que a limpeza agride a pele. Para quem prefere a extração manual, há o Jacques Janine e o Studio W, por exemplo.

8 - É verdade que a limpeza de pele ajuda os produtos cosméticos a agir melhor?
Segundo Paulo Barbosa, a cada ciclode renovação cutânea, que dura entre 23 e 28 dias, a pele acumula impurezas. Para potencializar a eficácia dos cosméticos, a orientação é fazer a limpeza profunda antes de começar a usar o produto. Além de desobstruir os folículos pilo-sebáceos, há uma microexfoliação, o que permite a maior absorção dos cremes.
Serviços:
Texto • Maria Carolina Balro Reportagem fotográfica • Camile Comandini Assistente • Renan CandeloroFotos • Eduardo Delfim

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Paula Bulamarque - O segredo deste corpo? Disciplina


Balé, a mais nova paixão!
Entre suas colegas de classe, estão Carolina Dieckmann, Alinne Moraes, Letícia Spiller e outras tantas mulheres que, depois de adultas, decidiram, corajosamente, se arriscar no balé clássico. Jean-Marie, o professor das celebridades, explica que na dança o corpo não é trabalhado em pedaços como na ginástica tradicional. “Por isso, além de uma silhueta bem desenhada, as alunas adquirem consciência corporal, boa postura e delicadeza de movimentos”, diz. Paula faz duas aulas seguidas – o suficiente para ficar mais cansada do que quando malha na academia. “Nada deixa o corpo tão bonito. Fica durinho, mas alongado. Se soubesse antes que era tão bom teria feito desde pequena e seria bailarina”, diz a atriz.

Músculos sem musculação
Você vê a barriga desenhada, o bumbum duro e as coxas torneadas da atriz e logo pensa: ela faz musculação. Paula pega pesado na carga, mas na aula de localizada. Dá, sim, para transformar o corpo usando apenas halteres e caneleiras, segundo Monika Lucena, da academia Proforma, no Rio de Janeiro, professora da Paula há anos. “Toda mulher acha que não vai conseguir levantar muito peso. Meu trabalho é mostrar que ela pode mais”, conta Monika. Paula vai à academia à tarde, quando não tem tempo de fazer balé pela manhã, e adora o perfil linha-dura da professora. Veja o segredo do sucesso da aula da Monika

1. Apostar em cargas altas. A Paula, por exemplo, usa caneleiras de 12 a 14 quilos para trabalhar os glúteos.

2. Não deixar o corpo se acostumar com o peso. Para isso, ela faz um rodízio durante três semanas: inicia com carga leve (mas não levíssima!) na primeira, vai para uma moderada na seguinte e aumenta ainda mais o peso na terceira. Depois, começa o ciclo todo de novo.

3. Combinar exercícios que trabalham o mesmo músculo. Assim, ele recebe estímulos múltiplos e diferentes, o que aumenta a eficiência do trabalho.

4. Variar os exercícios para o mesmo grupo muscular. Assim, você não enjoa dos mesmos movimentos.

5. Manter a regularidade. A aula localizada deve ser feita quatro vezes na semana.

6. Complementar o trabalho com uma atividade aeróbica pelo menos duas vezes na semana. Quando faz a aula de local, Paula também corre na esteira por uma hora ou faz uma aula de spinning.

Que beleza de pele!
Assim como o corpo, o rosto de Paula Burlamaqui também ganha atenção. Aos 40 anos e um histórico de muita praia no seu passado, a pele dela é impecável. Como? Ela aposta nos tratamentos estéticos. “Usava óleo na cara para ficar queimada quando adolescente. Não tinha informação de que sol envelhece e faz mal. Se arrependimento matasse... Hoje fujo do sol e aplico FPS 60”, lembra. Para suavizar as ruguinhas, aplica toxina botulínica de forma estratégica. “No caso das atrizes, é importante não usar a substância em alguns músculos para manter a naturalidade”, conta Dóris Hexsel, dermatologista da Paula. Contra a flacidez, combinou diversos procedimentos que deixam a pele mais firme. Entre eles, o Titan, aparelho que dispara raios infravermelhos, e o Sculptra, injeções antiflacidez. Recentemente, experimentou a luz intensa pulsada, um tipo de laser para rejuvenescer. “Essa tecnologia age sobre manchas de sol e estimula a produção de colágeno novo”, explica Paula Bellotti, dermatologista, que também atende a atriz. E recorreu ao preenchimento com ácido hialurônico para definir o contorno dos lábios. “Tinha a boca torta. Sério, um lado era menor do que o outro! Ficou mais simétrico”, fala. Paula é assim: tem encanações como qualquer mulher, mas não esconde os seus truques de beleza. “Pena que esses procedimentos são tão caros!”, fala.

Receitas saudáveis e gostosas
Direto da cozinha da atriz, três pratos para você fazer em casa. São receitas rápidas, fáceis e saudáveis – têm até a aprovação de nutricionista. Vale bancar a mestre-cuca!

CARDÁPIO DE UM DIA
Correria não é desculpa para atacar a primeira porcaria que vê pela frente. Em nome da beleza e da saúde, Paula aprendeu a fazer escolhas espertas. Se almoça fora de casa, leva quentinha para o trabalho ou opta por um restaurante orgânico. À noite, evita ingerir carboidrato (pão, arroz, massa e batata). Já os sashimis da comida japonesa caem sempre bem. Num único dia da semana, geralmente no sábado ou domingo, libera chocolate, uma taça de vinho, um copo de cerveja... “Aprendi a ser regrada, mas isso não significa que não coma nunca uma sobremesa. Meu único vício é o café. Tomava baldes, o que atacava o estômago. Agora limito a uma xícara por dia”, fala. Veja o exemplo de um dia de cardápio dela.

9h30 café-da-manhã
• 1 copo de suco de mamão com laranja ou de tangerina
• 1 pão de abóbora pequeno
com pasta de soja ou cottage • 1 xícara de café preto

14 h almoço
• Salada de rúcula, broto de alfafa e pedaços de abacate
• 3 col. (sopa) de arroz integral
• 1 filé de peixe ou frango grelhado
• 1 copo de suco de luz

17h30 lanche da tarde
• 1 barrinha de quinua ou 1 pote pequeno de açaí

21 h jantar
• 1 filé de salmão grelhado
• 1 prato de legumes (cenoura, vagem, abobrinha e berinjela) no vapor

Purê de abóbora
• 1/2 abóbora pequena
• 1/2 cebola média picada
• 2 col. (sopa) de azeite
• 1 col. (sopa) rasa de margarina light
• 1/2 xíc. (chá) de cheiroverde picado (opcional)
• 1 xíc. (chá) de leite desnatado

Modo de fazer
Ferva a abóbora até amolecer. Retire da água e esprema numa panela onde a cebola foi dourada no azeite. Acrescente a margarina, o cheiro-verde e o leite. Mexa bem todos os ingredientes até chegar à consistência de purê.
Rende: 4 porções
Calorias: 50 por porção
Receita aprovada pela nutricionista: “A abóbora é menos calórica do que a batata. Por isso, funciona como boa substituta para quem evita comer carboidrato à noite”, comenta Renata Freitag, nutricionista da Academia Estação do Corpo, no Rio de Janeiro.

Suco de luz
• 1 maçã com casca e sem semente
• 1 pepino médio
• 3 folhas frescas de couve
• 3 ramos de hortelã ou de erva-cidreira
• 1 punhado de broto de linhaça ou girassol (ou outro grão germinado)
• 2 rodelas de gengibre fresco (ou cenoura ou inhame)
• 1 fatia de abóbora ou 1 botão de couve-fl or crus

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e use um pano de tramas abertas para coar o suco. Sirva em seguida.
Rende: 1 copo (250 ml)
Calorias: 98 por porção
Receita aprovada pela nutricionista: “É um suco energético, nutritivo e com propriedades antioxidantes, que combate o envelhecimento das células do corpo todo. A clorofila, presente nos vegetais verdes, desintoxica”, explica Renata.

Banana assada com canela e óleo de coco
• 1 banana-da-terra
• 1 col. (sobremesa) de óleo de coco (encontrado em lojas de produtos naturais)
• Canela a gosto

Modo de fazer
Corte a banana no sentido do comprimento. Regue-a com o óleo de coco e polvilhe a canela. Leve ao forno até dourar.
Rende: 1 porção
Calorias: 252 por porção
Receita aprovada pela nutricionista: “A banana é rica em potássio, vitamina A, C e fibras. Já o óleo de coco tem muitos benefícios: diminui o mau colesterol e aumenta o bom, fortalece o sistema imunológico, combate a prisão de ventre e ajuda a emagrecer. Para não engordar, a recomendação diária é de três colheres de sopa ao longo das refeições”, sugere Renata

Realização: Leila Macedo. Styling: Fabio Paiva e Arlindo Grund. Produção: Ana Paula Pires. Cabelo e maquiagem: Alê de Souza. Top e biquíni Água de Coco, brincos e pulseiras H. Stern.
por Débora Lublinski foto Nana Moraes

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cremes não evitam envelhecimento

A pele é a parte mais maltratada do corpo. Maltratada por excesso de cosméticos, por agressões químicas e pelos excessos de radiação solar a que nos expomos, paradoxalmente, perseguindo a beleza e a juventude. O resultado é um envelhecimento precoce que logo se tenta combater com cremes. Às vezes são anunciadas fórmulas milagrosas que prometem manter a pele jovem e firme. São realmente eficazes ou apenas produtos prazerosos?

A utilidade dos cremes cosméticos é um tema muito controvertido no qual confluem importantes interesses econômicos, campanhas publicitárias agressivas e o prazer do consumidor ao adquirir produtos que supostamente rejuvenescem. Mas neste caso ciência e cosmética não andam de mãos dadas, e embora os cremes básicos dêem luminosidade e mantenham a pele saudável em bom estado nem estes nem os que contêm outras substâncias rejuvenescedoras evitam o envelhecimento da pele. A proteção solar é o único fator da cosmética que influi diretamente no processo de envelhecimento.

"A pele tem uma capacidade de equilíbrio espontânea extraordinária. A partir da puberdade, fabrica uma película hidrolipídica que a protege das agressões externas. E se não for eliminado esse manto benfeitor pelo uso de sabonetes, cremes para maquiar, demaquiar, não há necessidade de cremes", afirma Ramón Grimalt, professor da Universidade de Barcelona e dermatologista do Hospital Clínic de Barcelona. "Há muitos exemplos disso. Todos conhecemos pessoas que por sua natureza têm uma pele fantástica e avós octogenárias com aspecto invejável, que nunca usaram um creme." Peles muito bem conservadas como a de Dolores Martínez, que vive em Granollers, tem 93 anos e nunca usou cremes cosméticos. "Também vemos isso nos homens, que envelhecem na mesma velocidade que as mulheres e na maioria dos casos nunca utilizaram qualquer cosmético", acrescenta Grimalt.

Círculo vicioso

Os cremes hidratantes atuam como uma barreira de proteção contra as agressões externas quando se perde a capa natural. Mas se forem utilizados quando não são necessários essa pele normal pode se transformar em gordurosa, que seria preciso tratar com outro cosmético. O desconhecimento dos usuários, de um lado, e os novos hábitos de higiene da sociedade moderna, alguns deles introduzidos pela indústria cosmética com fins meramente comerciais, por outro, conduzem a uma má utilização desses produtos.

"É um jogo em que primeiro se vende o gel que deixa a pele seca e depois o creme para hidratá-la. Essa tática também foi introduzida na higiene infantil. A pele da criança não produz gordura e só deveria ser ensaboada ao redor do ânus e as mãos, quando estão sujas. Os adultos também não deveriam ensaboar as pernas e os braços, porque o suor nessas áreas não é gorduroso e se elimina com água", afirma Grimalt, que também é presidente honorário da Sociedade Européia de Dermatologia Pediátrica.

A má utilização leva ao desastre, mas também há especialistas que defendem os cosméticos, desde que utilizados adequadamente. Aurora Guerra, chefe da seção de dermatologia do Hospital Universitário 12 de Outubro de Madri e presidente da Seção Centro da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), concorda que os cosméticos não podem tratar o envelhecimento da pele, mas defende sua utilidade, como declarou no Congresso Nacional da AEDV, realizado em meados de junho em Barcelona.

"Os cosméticos", afirma, "conseguem mais luminosidade, mais firmeza, diminuem a intensidade das rugas e alguns deles fazem desaparecer defeitos como as manchas produzidas pelo sol ou pela idade. Os cremes não podem tratar o envelhecimento, mas ajudam. É verdade que não se pode ter 20 anos aos 50, mas sim os melhores 50", afirma Guerra.

Em relação às moléculas rejuvenescedoras que são acrescentadas aos cremes básicos, embora tenham demonstrado certa melhora na pele, comprovada com testes objetivos (por exemplo, medidas do relevo cutâneo com molde de silicone ou medidas do tempo de reposição epidérmica através de corante ou grau de hidratação), não superaram os severos critérios de avaliação da medicina baseada na evidência.

"Até agora não existe nenhum estudo científico independente que tenha constatado a eficácia de qualquer das substâncias modernas rejuvenescedoras. Se aplicar em uma face qualquer das substâncias que pretendem ter alguma função e na outra se colocar exclusivamente uma mistura de azeite com água, que o que é um creme, na realidade, ao fim de seis meses não há nenhum aparelho em nenhuma universidade do mundo que permita diferenciar qual das duas faces foi tratada com substâncias rejuvenescedoras."

Existem diversos estudos que confirmam isso. Um dos mais recentes foi apresentado no congresso da Academia Americana de Dermatologia realizado em San Francisco em 2007, salienta Grimalt.

Consulta dermatológica

Diante dos dados, dos costumes adquiridos e da ampla gama de cosméticos, o dermatologista é quem pode avaliar melhor se a pele está saudável, se há algum defeito a corrigir e que tipo de produto pode ser benéfico, sempre em função da idade, do estado da pele, dos antecedentes familiares e da dieta praticada. "Às vezes é preferível gastar dinheiro em uma consulta com o dermatologista do que continuar testando produtos que podem ser desnecessários ou mesmo prejudiciais. Não se trata de engordurar a pele, mas de aconselhar e utilizar o que for necessário em cada caso", adverte Guerra.

A percepção de utilidade ou não dos cremes cosméticos depende em boa parte do que se espera deles. Muitas vezes o que se encontra é satisfação, assim como ao comprar uma roupa de marca ou um carro de primeira linha. Mas não as pessoas não devem se enganar. Se quiserem envelhecer devagar, segundo os especialistas, o melhor cosmético é não maltratar a pele e protegê-la da exposição ao sol. E ter consciência, como salienta Ricardo Ruiz, diretor da Clínica Dermatológica Internacional e chefe da unidade da Clínica Ruber de Madri, de que "um creme jamais proporcionará o mesmo efeito que uma cirurgia ou uma técnica de rejuvenescimento".

Serviço:
Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves
Texto do site do El País

terça-feira, 16 de setembro de 2008

BOTOX

1-O que é o Tratamento com BOTOX ®

As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada ( Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido à um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares.

Com o passar do tempo, e com a instalação do processo de envelhecimento, a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

A Toxina Botulínica (BOTOX ® )que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum ,tem uma potente ação, mas usado em pequenas doses, não faz nenhum mal, e pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. A dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades. A pequena quantidade usada com fins estéticos obtém os efeitos sem perigos para a saúde.

O BOTOX ® é usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiados com o método. Outras áreas também podem ser tratadas. O Lifting com BOTOX ® , é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas e abre a os olhos, com um efeito muito interessante. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária ( obviamente, de músculos desnecessários) , com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.

O BOTOX ® realizado com eficiência, trás um grande resultado. Estes resultados são os responsáveis pela explosão em seu uso. O paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que o BOTOX ® foi aplicado. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência, O exagero do uso do BOTOX ® apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento. Na Clínica Naturale, preferimos o BOTOX ® para o pé de galinha, para as rugas da testa e para atenuação das rugas da glabela. Deixamos rugas e sulcos de outras localizações para outras técnicas, e assim mantemos os resultados naturais.

A duração dos efeitos é de 6 meses, e depois desaparece. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pelo BOTOX ® , fica um pouco mais fraco , e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular de antes do tratamento .

A aplicação do BOTOX ® pode ser então repetida. O movimento muscular volta um pouco antes, ao redor do quarto e quinto mês, mas as rugas só retornam em torno de 6 meses, que é quando o BOTOX ® deve ser reaplicado. O retorno do movimento, não significa que o BOTOX ® deva ser reaplicado imediatamente, porque o músculo causador das rugas ainda está fraco e só deve ser tratado quando recupera o tônus normal, o que ocorre ao redor de 5 a 6 meses , nas primeiras aplicações e ao redor de 6 a 8 meses , em pacientes que fazem o tratamento regularmente.

Com a falta de função temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui , e com este descondicionamento ,a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico por um certo tempo. Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo, 6 meses, existe uma tendência à haver um efeito cada vez mais prolongado.

Algumas pessoas no entanto podem apresentar um efeito vacina e o BOTOX ® não ser mais eficiente, mas isso ocorre em pequena porcentagem de casos. O que ocorre é que alguns pacientes, desenvolvem defesa imunológica ao BOTOX ® , é como se estivesse sido vacinado, e o BOTOX ® não é mais eficiente. Isso ocorre raramente , em muito pouco pacientes e atualmente já está disponível nos EUA a Toxina Tipo B - Myobloc® , para ser usada em possíveis pacientes resistentes. Esta toxina B , é foi desenvolvida com um grupo diferente de clostridium, e portanto tem propriedades diferentes. Se um paciente tiver a falta de sorte de ser resistente ao BOTOX ® , poderá ter uma grande possibilidade de responder ao Myobloc®.

Em alguns casos, o que não é muito raro, pode acontecer que um paciente que responda corretamente ao uso da Toxina Botulínica, em uma determinada aplicação, obtenha uma menor resposta. Isso pode ocorrer pelo efeito vacina, como já dissemos, mas pode ser por alguma outra causa técnica, como uma inativação inadvertida da Toxina. O BOTOX ® é muito lábil, se inativando facilmente, a simples colocação na seringa, se não for cuidadosa, pode inativar o produto. O transporte, armazenamento e diluição também podem desativar a Toxina. Assim é que se o BOTOX ® não foi eficiente em uma aplicação, deve ser repetido e só então se for novamente ineficiente , atribuir o fato ao “efeito vacina”

A Toxina é liberada pelo FDA ( controle de medicamentos) americano, e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como bloqueador muscular e usado por médicos treinados não apresenta complicações sérias. Pode ser utilizado associadamente e a outras técnicas.

É importante , escolher médicos que sejam treinados na técnica de aplicação do BOTOX ® . A Clínica Naturale foi uma das primeira clínicas a utilizar a toxina botulínica no Brasil e já realizou centenas de tratamentos. Seus médicos realizam pesquisas e proferem conferências sobre o assunto.

2. Locais onde a Toxina Botulínica pode ser aplicada

Os lugares em que o BOTOX ® apresenta melhores resultados é na parte superior da face. Pode ser aplicado para as rugas frontais ( testa) , glabelares ( entre as sobrancelhas) e periorbitais (pé de galinha). Nestes locais o BOTOX ® apresenta os melhores resultados e é considerado o melhor tratamento, para os casos de envelhecimento e de rugas de expressão .

Uma outra ótima aplicação do BOTOX ® é o Lifting com BOTOX ® , a elevação do canto das sobrancelhas e abertura dos olhos.

O BOTOX ® pode ser aplicado em outros locais como a pálpebra inferior e para a depressão do canto do lábio e vem sendo aplicado também em outras localizações, mas as rugas da testa, o “pé de galinha” e as rugas glabelares são a sua melhor indicação.

Uma pequena dose de BOTOX ® na pálpebra inferior ajuda a minimizar as rugas palpebrais . Doses controladas de BOTOX ® na região perilabial, ajudam a diminuir as rugas ao redor da boca e de fumantes, entretanto o Preenchimento tem melhores resultados nesta localização. Uma aplicação de BOTOX ® nos músculos infra labiais , elevam o canto da boca, deixando uma expressão mais agradável.

A aplicação com técnicas especiais do BOTOX ® na região frontal, eleva o canto da sobrancelha, realizando um verdadeiro lifting de sobrancelha , sem cirurgia . O Platisma , músculo do pescoço, pode ter seu estado de contração atenuado com o BOTOX ® , com resultados interessantes.

3. Como a Toxina Botulínica, BOTOX ® é aplicada

Na consulta inicial, O médico da Clínica Naturale explicou ao paciente as indicações, e os resultados esperados do tratamento da pele, de uma forma individualizada e detalhada. Apresentou todas as opções, e decidiu com o paciente quais as técnicas mais apropriadas para o caso. O BOTOX ® é frequentemente utilizado.

O paciente vem á clínica no dia e hora marcada para a aplicação. Não deve utilizar neste dia, nenhum medicamento, cosméticos ou maquiagem no rosto. Quando chega a Clínica, á aplicado uma pomada anestésica na região que será tratada. Esta pomada permanece alguns minutos em contato com a pele, quando é obtido um entorpecimento anestésico transitório da pele. O paciente está pronto para receber o BOTOX ® .

É realizada uma assepsia da pele com anti-sépticos medicinais, é uma marcação de pontos de aplicação com uma tinta é procedida . Esta marcação é baseada em estudo que o médico realiza dos movimentos musculares de cada paciente , e serve de orientação para a aplicação. Alguns pacientes possuem os músculos da face contraindo de maneira igual, neste caso os pontos de aplicação são desenhados de maneira simétrica. outros pacientes possuem os músculos assimétricos, neste caso o BOTOX ® deve ser aplicado também assimétrico, procurando assim corrigir a diferença muscular. A marcação permite também programar o Efeito Lifting , que deve ser natural, sem alterar negativamente a expressão.

O BOTOX ® é aplicado com microagulhas, muito finas, importadas da Europa , e que possuem uma camada de silicone protetor, que permite a punção ser muito fácil, e com mínima dor. Depois da aplicação que dura cerca de 10 minutos, o paciente recebe uma proteção de esparadrapos antialérgicos, que mantém o BOTOX ® nos pontos onde foi aplicado.

O paciente pode voltar imediatamente as atividades normais, se quiser, retirando os esparadrapos duas horas depois. A recomendação para casa é não deitar por 4 horas, evitar ginásticas pesadas no dia da aplicação, e não massagear a região no dia da aplicação . No dia seguinte , as atividades são totalmente normais.

Os resultados aparecem em 2 a 3 dias , e se estabilizam em 10 a 14 dias.

O BOTOX ® é muito utilizado e é freqüentemente associado a Preenchimento e Bioplastia em nossa clínica.

4. Lifting com BOTOX ®

Os músculos da região frontal tem um equilíbrio, quando a toxina botulínica, BOTOX ® ou Dysport ® ® são aplicados, ocorre um bloqueio do movimento muscular.

Se a toxina for aplicada com um determinado cuidado, nós bloqueamos a parte que provoca as rugas e deixamos ativa a que eleva o canto da sobrancelha.

Com isso , a parte que não recebeu a toxina fica hiper-ativa e eleva o canto da sobrancelha, abrindo os olhos e conseguindo um efeito lifting. Esta técnica tem que ser muito bem aplicada para evitar exageros e deixar o semblante natural, que é o objetivo do tratamento.

5. Tratamento das rugas de outras localizações com o BOTOX ® e o Dysport ®

O BOTOX ® que já é muito conhecido e aplicado para corrigir e controlar o aparecimento de rugas na parte superior do rosto, vem sendo aplicado em outras localizações. Uma pequena dose de BOTOX ® na pálpebra inferior ajuda a minimizar as rugas palpebrais . Doses controladas de BOTOX ® na região perilabial, ajudam a diminuir as rugas ao redor da boca e de fumantes . Uma aplicação de BOTOX ® nos músculos infra labiais , elevam o canto da boca, deixando uma expressão mais agradável . A aplicação com técnicas especiais do BOTOX ® na região frontal, eleva o canto da sobrancelha, realizando um verdadeiro lifting sem cirurgia . O Platisma , músculo do pescoço, pode ter seu estado de contração atenuado com o BOTOX ® , com resultados interessantes. Embora o BOTOX® tenha todas estas aplicações , na Clínica Naturale, o aplicamos na região da testa, no “pé de galinha”, e nas rugas glabelares, e realizamos com freqüência o lifting com BOTOX ® . Para os problemas de envelhecimento de outras localizações , preferimos outras técnicas, como Preenchimento e Bioplastia.

6. Myobloc® Toxina Tipo B

Existem vários tipos de toxina botulínica o BOTOX ® e o Dysport ® são do tipo A. O Myobloc® é do tipo B. A toxina tipo B tem efeitos semelhantes, mas sua grande utilização é nos poucos pacientes que apresentam resistência ao tipo A, ou seja recebem a aplicação mas os efeitos são pequenos ou de pequena duração. Nestes casos a Toxina Botulínica do tipo B, Myobloc® pode ser utilizado. O Myobloc® já está liberado e vem sendo usado nos EUA, entretanto, não foi ainda regulamentado pelas autoridades de saúde brasileiras e assim não está disponível para uso.

7. A História do BOTOX ®

Foi um poeta alemão, que era também um médico e cientista, que esclareceu a doença chamada botulismo. Dr. Justinus Kerner of Wurttemberg, de 1817 a 1822 publicou os primeiros estudos da doença.

Dr. Kerner , um representante do movimento poético romântico alemão teve suas poesias musicadas por Schumann. Mas em seus primeiros estudos do botulismo , Dr. Kerner já imaginava que a toxina que causava doença tão grave , poderia ser usada para tratar doenças com espasmos musculares, como a hipermotilidade. Que grande poeta! que grande médico! que brilhante cientista! que ser humano admirável que se destacou em todas as áreas que atuou, sempre brilhante. Mas o poeta médico não poderia vislumbrar que esta toxina seria um dia utilizada para tratar a aparência das pessoas e deixá-las mais felizes.

Em 1978 a toxina foi aplicada em humanos, como tratamento, por Scott e surpreendentemente se encontrou uma segurança que a faria ser utilizada em muitas outras indicações médicas, inclusive as estéticas. Jean Carrhuthers trabalhou com Scott aplicando a toxina para tratamento de estrabismo. Uma paciente de estrabismo tratada por Carrhuters relatou que suas rugas melhoravam muito quando a toxina era aplicada. Junto com seu marido, Jean Carrhuters passou a utilizar a Toxina Botulínica para fins cosméticos , dando início a revolução que observamos no tratamento das rugas e do envelhecimento.

O uso de toxinas como medicamentos faz parte da história da medicina, assim foi com a penicilina produzida por um fungo, e com o captopril, uma droga muito utilizada para hipertensão, derivada do veneno da cobra jararaca e muitas outras .

As doses utilizadas para o tratamento das rugas com a toxina são em torno de 30 vezes inferiores às que seriam capazes de causar complicações maiores, semelhantes as doenças . Isto oferece uma grande segurança.

O poeta médico e cientista Kerner , ficaria satisfeito em ver uma tão perigosa toxina ser domada e utilizada para a felicidade e a qualidade de vida das pessoas .

8. Perguntas e respostas sobre o BOTOX ®

Para que serve o BOTOX ® em Medicina Estética ?
O BOTOX ® vem sendo usado para tratamento imediato das rugas da face. Os melhores resultados são para as rugas da testa, as da região entre as sobrancelhas e para as do canto dos olhos, os “pés de galinha”.

O BOTOX® pode tirar a naturalidade da expressão e deixar a face “endurecida” ?

O BOTOX ® realizado com eficiência, trás um grande resultado. Estes resultados são os responsáveis pela explosão em seu uso. O paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que o BOTOX ® foi aplicado. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência, O exagero do uso do BOTOX ® apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento. Na Clínica Naturale, preferimos o BOTOX ® para o pé de galinha, para as rugas da testa e para atenuação das rugas da glabela. Deixamos rugas e sulcos de outras localizações para outras técnicas, e assim mantemos os resultados naturais.

A utilização de BOTOX ® é perigosa?
Não. O medicamento foi testado desde 1984 nos Estados Unidos e é liberado pelo FDA americano, que é o mais rigoroso controle de medicamentos do mundo. É liberado desde 1992 pelo Ministério da Saúde do Brasil. O uso inicial era para pessoas que tinham espasmos musculares e mais recentemente começou à ser usado em medicina estética. É um medicamento novo para estética, mas já é muito conhecido por outros usos médicos o que dá segurança em sua aplicação. Nos tratamentos estéticos é usado doses pequenas, de 25 à 50 Unidades, enquanto a dose que provocaria complicações é muito maior, de 3000 Unidades. Sendo utilizado por médicos experientes os problemas são extremamentes raros.

Existe creme BOTOX ?

O chamado Creme BOTOX é o Argireline . A Ação Biológica do creme realmente é parecida com a ação da Toxina Botulínica , mas em intensidade muito menor. Não substitui o BOTOX , mas pode ser utilizado como um coadjuvante.

O creme , assim como o BOTOX age na liberação da acetilcolina , as vesículas que fazem parte do nervo e que promovem a contração muscular . O bloqueio da contração , provoca o alisamento da pele a partir da ação menor do músculo.

Em nossa clínica utilizamos o Argireline , o creme com efeito BOTOX - like apenas como coadjuvante dos tratamentos, sendo parte das formulações dermatológicas.

Existem mais de um tipo de BOTOX ® ?

Existem vários tipos de toxina botulínica o BOTOX ® e o Dysport ® são do tipo A. O Myobloc® é do tipo B. A toxina tipo B tem efeitos semelhantes, mas sua grande utilização é nos poucos pacientes que apresentam resistência ao tipo A, ou seja recebem a aplicação mas os efeitos são pequenos ou de pequena duração. nestes casos o tipo B, Myobloc® pode ser utilizado.

Como funciona o BOTOX ® ?
O medicamento bloqueia o funcionamento do músculo em que foi injetado. O músculo relaxa e não contrai mais por algum tempo. Os músculos em que é injetado não tem função para o corpo e são os que provocam as rugas. Com o relaxamento destes músculos se obtém o desaparecimento das rugas.

A região em que foi aplicado o medicamento fica anestesiada?
Não, não há nenhuma alteração de sensibilidade. O que muda é só a capacidade de movimento de alguns músculos que são os formadores de rugas e sulcos de expressão.

O tratamento serve para todas as idades?
Sim, algumas pessoas que tem estes músculos muito fortes podem ter aparecimento de marcas de expressão muito cedo, mesmo logo após os 20 anos. Em pessoas muito idosas, as marcas são mais profundas e podem necessitar de tratamento complementar com preenchimento, mas todas as idades podem obter beneficio para a aparência com este tratamento.

Quanto tempo dura o efeito do tratamento?
O movimento pode voltar em um período de tempo variável, mas as rugas podem voltar em cerca de 6 mêses ou mais . O BOTOX ® deve ser reaplicado , não imediatamente quando os movimentos voltam, mas um pouco depois , quando as rugas começam a reaparecer. Assim. tudo acontece como se o tempo tivesse sido paralizado, pelo menos, para as rugas.

Existe efeito à longo prazo?
Existe a necessidade de repetir as aplicações para se manter o efeito, mas à longo prazo existe um efeito residual por diminuição da atividade do músculo e controle do hábito de contrair. Pode então ser necessário doses menores para se obter o efeito desejado. Mas isto não ocorre igualmente para todas as pessoas.

A Aplicação de BOTOX ® causa dor ?
É usado material muito delicado para fazer as aplicações, como microagulhas, e também é usado previamente um creme anestésico que deixa o tratamento muito tolerável e bem aceito.Pessoas muito sensíveis, podem ser submetidas a um bloqueio anestésico da região da testa, o que deixa o procedimento ainda mais tolerável.

É um tratamento demorado? É necessário repouso após a aplicação?
Não, a aplicação é simples e dura em média 10 minutos. É feita na própria clínica e o paciente pode voltar imediatamente ao trabalho, não necessita nenhum repouso.

Pode tomar sol após a aplicação?
Não há restrições ao sol por causa do tratamento, no entanto, recomenda-se o uso de filtro solar porque o objetivo é o rejuvenescimento facial.

O tratamento é dispendioso?
O medicamento custa relativamente caro, mas o tratamento acaba não sendo muito dispendioso porque é simples e não necessita hospitalização para ser realizado.

Onde o tratamento está disponível?
A Clínica Naturale foi uma das primeira clínicas a utilizar a toxina botulínica no Brasil e já realizou milhares de tratamentos. Seus médicos realizam pesquisas e proferem conferências sobre o assunto.

Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto
Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas

Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade Souza Marques do Rio de Janeiro.

Chefe do Serviço e Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital de Ensino da ISCML

Clínica Naturale Unidade I - Avenida Moema , 87 , cj 51-52, Moema , São Paulo F: 50511075 (11)

Clínica Naturale Unidade II - Avenida Antonio Ometto 525 , Limeira , São Paulo F: 34538490 (19)

ACNE

1- introdução

A Acne é uma doença muito frequente que atinge milhões de pessoas no Brasil. Embora a Acne não seja uma doença que envolva risco de vida, provoca alterações importantes de cunho psicológico e físico. Tem várias causas e apresentações. Os tratamentos são muito diversos e existem medicamentos eficientes que no entanto necessitam muito cuidado em seu uso. Neste setor, a Clínica Naturale preparou textos que ajudará a comprender o que é a Acne, e as opções de tratamento. Entretanto lembramos,que os medicamentos e tratamentos aqui referidos fazem parte de um universo médico de tratamento da acne . Não utilize estas informações para se automedicar o que pode ser perigoso para sua saúde. procure um médico que saberá orientar o melhor para o seu caso, com o melhor resultado e segurança.

Navegando por este setor você encontrará informações detalhadas sobre o tratamento da Acne e suas sequelas (marcas) especialmente preparadas pelo staff médico da Clínica Naturale

A Acne é uma doença com várias causas e apresentações que afetam os folículos pilosebáceos da pele. Os folículos pilosebáceos são reentrâncias muito pequenas da pele, onde são produzidos o sebum ( oleosidade) e os pêlos. É a doença de pele mais comum, se estimando que no Brasil atinja cerca de 10.000.000 de pessoas. Antigamente pouca importância era dada ao seu tratamento, em anos mais recentes, a crescente preocupação com a estética, levou a pesquisa e a industria internacional a desenvolver novos e eficientes produtos.

Atenção!!!

Atenção: Os medicamentos e procedimentos aqui referidos fazem parte de um universo médico de tratamento da acne. Não utilize estas informações para se automedicar o que pode ser perigoso para sua saúde. Procure um médico que saberá orientar o melhor para o seu caso com o melhor resultado e segurança .

2- Causas

A Acne é causada por alteração em 4 fatores principais

• A produção de sebum
• Alteração das células do folículo
• Ação da bactéria Propionibacterium Acnes
• inflamação do folículo.

Na puberdade ocorre um aumento da produção de hormônios chamados “androgênios adrenais” Estes androgênios causam o aumento dos folículos pilosebáceos, e aumento na produção de sebum no rosto, ombros, colo e costas. Acontece também uma maior descamação de células do folículo. A combinação de células descamadas e sebum forma uma rolha que tampa a saída do folículo. Esta rolha é o comedão, ou “cravo”. Este folículo ocluído facilita a ação de bactérias, o Propionibacterium Acnes, que utiliza o sebum como fonte de alimento. A ação desta bactéria libera produtos que inflamam o folículo. A ação destes fatores, bactérias, sebum, inflamação, leva ao aparecimento das diversas formas de Acne, como comedões abertos e fechados, pápulas (elevações), pústulas ( pontos purulentos), e nódulos ( elevações endurecidas).

2- Princípios do Tratamento
Deve-se tratar os 4 fatores principais. Prevenir e tratar cicatrizes e manchas, e prevenir as recidivas. Deve-se escolher os medicamentos que tenham o melhor resultado e menor índice de complicações. O tratamento deve ser proporcional à extensão do problema. Nos casos mais leves, apenas medicamentos em cremes tópicos podem corrigir o problema, enquanto nos mais severos existe a necessidade de associação de medicamentos por via oral. Importante salientar que a Acne é um problema crônico, e mesmo depois da melhora, um acompanhamento deve ser realizado, para se instituir medidas preventivas e curativas para que o resultado se mantenha indefinidamente.

Para se obter sucesso no Tratamento é necessária uma cuidadosa avaliação pelo profissional médico, que identificará os vários fatores envolvidos no caso específico de cada paciente e poderá escolher o melhor tratamento de forma personalizada. Cada paciente um tratamento de acordo com a conclusão da consulta médica. A severidade da acne determinará a severidade do tratamento. Casos mais leves podem ser controlados com medidas mais simples e casos mais graves necessitarão de medidas mais complexas. A idade, o tipo de pele(seca, oleosa ou mista), outras condições de pele existentes, motivação e preocupação do paciente com o problema, estilo de vida, alterações menstruais, aparecimento de pilosidade anormal em mulheres, são fatores que devem ser considerados pelo médico na identificação das causas. Uso de cosméticos para a pele e cabelos, medicamentos, alguns tipos específicos de pílulas anticoncepcionais, vitamina B12, hábito de traumatizar os folículos também devem ser considerados. Associados aos 4 fatores principais são os pontos importantes a serem considerados pelo médico na avaliação do paciente com Acne, para determinar o melhor tratamento.

3- Os Tratamentos com Medicamenos

Os medicamentos incluem produtos tópicos ( cremes) e de uso sistêmico (por boca). Os agentes para o tratamento devem, isoladamente, ou em conjunto, serem efetivos para todos os 4 fatores responsáveis pela Acne. Deve ser feita uma seleção dos melhores agentes medicamentosos. Não se deve fazer automedicação. Usaremos aqui os nomes científicos dos produtos, porque sempre um médico deve ser consultado para a correta prescrição destas drogas, que podem causar problemas se não forem corretamente utilizadas

a - Os produtos que eliminam oleosidade e comedões ( cravos)

Tretinoína Tópica ( ácido trans retinóico)
O creme com tretinoína é efetivo na eliminação dos comedões ( cravos) já existentes. Normaliza também as células da parede interna dos folículos. Evita a formação de novos comedões. Diminuem assim a inflamação nos folículos. Sua ação é lenta, podendo ser necessário alguns meses de tratamento para se observar um melhora importante. Pode ser utilizada associada a outros agentes, com o Peróxido de Benzoíla e antimicrobianos tópicos. Tem efeitos colaterais como eritema ( vermelhidão), pele seca e descamação. É absolutamente imperativo não tomar Sol durante o tratamento com tretinoína, por causa da sensibilidade da pele ao sol, quando se usa esse produto. Nas primeiras semanas de tratamento pode piorar o quadro, havendo depois melhora significativa. O paciente sabendo desta possibilidade aceitará melhor estas alterações não abandonando o tratamento.

Isotretinoína Via Oral

A Isotretinoina ( ácido 13 cis retinóico). É um derivado da vitamina A que é efetivo em todos os 4 fatores que provocam Acne. Entretanto, seu uso envolve riscos, e cuidadoso acompanhamento médico, sendo reservado para os casos mais graves e avançados sempre a critério médico. É uma substância teratogênica, o que significa que se houver gravidez durante o seu uso, pode ocorrer malformações no feto.

b- Os Produtos que Agem Contra as Bactérias

Peróxido de Benzoíla
O Peróxido de Benzoíla tem ação sobre o P. Acnes, a bactéria associada à acne. Pode ser usado em cremes, em várias concentrações e associado aos outros medicamentos. O P. Acnes, não se desenvolve bem em presença de oxigênio, e o Peróxido de Benzoíla, altera o folículo, gerando um ambiente não propício para esta bactéria se desenvolver.

Os Antibióticos
A clindamicina, a eritromicina, a sulfacetamida e o ácido salicílico são substâncias que também tem ação sobre o P. Acnes, diminuindo sua população na pele. Entretanto, com o uso prolongado, Pode ocorre resistência. O antibiótico deve ser usado durante uma fase do tratamento, e antes de se desenvolver resistência, outras medidas podem se introduzidas. A eritromicina, a tetraciclina, a doxicilina e a minociclina são antibióticos sistêmicos ( via oral), que são efetivos contra o P. Acnes. Podem ser utilizados no tratamento, sempre com orientação do profissional médico.

Novas tecnologias

Tratamentos das lesões com Laser pode substituir o antibiótico :
A aplicação de um laser com espectro de luz específica, mata as bactérias da pele, realizando o mesmo efeito dos antibióticos. O Laser ajuda muito o tratamento , considerando que as bactérias associadas com a ACNE estão ficando cada vez mais resistentes aos tratamentos convencionais
Novos peelings de fenol ajudam a melhorar as complicações como as escaras de acne.

Novos medicamentos anti-acne

Retinóicos

Outros derivados e apresentações do ácido retinóico estão sendo desenvolvidos, como o adapalene, o tazatorene, o Retin A Micro e o Creme Polimerizado de Tretinoína. Procura-se obter menos efeitos colaterais com igual, ou melhor, ação

Adapalene

É um ácido naftóico sintético com atividade retinóica. Tem uma estrutura química diferente do ácido retinóico, mas uma ação semelhante. Observa-se uma melhor ação anticomedogênica, melhor ação antiinflamatória e menor prevalência de efeitos indesejáveis.

Tazaroteno

É um retinóide acetilênico sintético, que penetra rapidamente na pele e então é convertido na substância ativa. Parece apresentar menos efeitos colaterais do que o ácido retinóico, porem com eficácia comparável.

Microsferas de tretinoína em gel

O Retin A Micro, é a tretinoína em um novo preparado que utiliza a tecnologia de apresentação de medicamentos em microsferas. A intenção é liberar mais lentamente o produto dentro da pele, assim diminuindo os efeitos colaterais.


Creme Polimerizado de Tretinoína é o ácido retinóico associado com um polímero, o poliprepolímero – 2 ( PP-2). A intenção é liberar o produto na região onde ele é mais eficiente, aumentando o efeito positivo e diminuindo os efeitos indesejáveis.

Outros produtos tópicos

Ácido Azeláico

Foi inicialmente utilizado para tratamento de manchas da pele. Também é efetivo para tratamento da rosácea. Tem ação antibacteriana, e demonstrou ter uma ação positiva no tratamento da Acne.

Novas formulações de sulfacetamida

A sulfacetamida sódica tem ação contra as bactérias da pele. Já vem sendo utilizada há algum tempo. Normalmente vem associada com o biosulfur. Novas preparações sem o biosulfur vem mostrando boa ação e com menos efeitos colaterais.

Associação de Clindamicina e peróxido de benzoíla

Esta associação tem se mostrado eficiente no tratamento da acne.

Novos hormônios orais

Os hormônios são utilizados no tratamento da acne, quando ocorre disfunção ovariana com excesso de produção de androgênios, como nos ovários policísticos. Uma nova associação hormonal, associando contraceptivo oral, e hormônios ( Ortho tri-Cyclen), vem sendo utilizada especificamente para o tratamento da acne.

A Técnica de Tratamento da Clínica Naturale

O sucesso para o tratamento da acne requer cuidadosa avaliação e indicação específica de tratamento para cada paciente, respeitando suas individualidades. O agente antiacne apropriado é então selecionado, e o acompanhamento vai determinar a eficiência e a necessidade de mudança de estratégia. É importante determinar a severidade da acne como leve, média ou grave, e a predominância de lesões. Entretanto, um roteiro é uma estratégia geral pode ser utilizada, procurando em sentido amplo obter uma racionalização de procedimentos. Embora outras técnicas e abordagens sejam igualmente aceitas, a Clínica Naturale, desenvolveu um método que aplica com bons resultados em seus pacientes.

Clínica Naturale - Programa de Tratamento da Acne

Tratamento da Acne

Consideramos quatro fases de tratamento

Fase 1

Avaliação, Limpeza e antibióticos

O Caso é avaliado pelo médico e são prescritos antibióticos sistêmicos e / ou locais, cremes de limpeza da pele e o trabalho da esteticista é indicado no momento apropriado para limpeza mecânica de comedões.

Fase 2

Inibição da produção de sebum

Uso de cremes e medicamentos que inibem a produção de sebum são indicados. Os medicamentos são aplicados localmente ou via oral, dependendo da severidade do problema.

Fase 3

Tratamento da complicações

Escaras e manchas são tratadas, com a utilização de peelings e Subcisão com preenchimento.

Fase 4

Manutenção

Acompanhamento do caso, com medidas preventivas e reintrodução de terapêuticas quando necessário.

Tratamento das seqüelas de acne - Manchas e cicatrizes

Subcisão e Preenchimento

A Técnica de subcisão e Preenchimento de cicatrizes de acne, é baseado na liberação da cicatriz, das fibroses que estão sob a pele, com agulhas muito finas. O espaço é prenchido por materias de prenchimento, melhorando o aspecto da lesão.

O procedimento pode ser feito no consultório, não exigindo internação ou day hospital.

Despigmentantes

Um tratamento com despigmentantes é realizado para diminuir manchas provocadas pela acne.

Peelings

Peelings de fenol são utilziados para manchas e cicatrizes mais superficiiais

Bioplastia

A Bioplastia é utilizada para os casos avançados de seqüelas de acne, quando toda a sustentação da pele é acometida, surgindo um processo de flacidez e perda de definição da mandíbula. A bioplastia pode melhorar o aspecto de flacidez, devolvendo os contornos faciais.

Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto
Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas

Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade Souza Marques do Rio de Janeiro.

Chefe do Serviço e Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital de Ensino da ISCML

Clínica Naturale Unidade I - Avenida Moema , 87 , cj 51-52, Moema , São Paulo F: 50511075 (11)

Clínica Naturale Unidade II - Avenida Antonio Ometto 525 , Limeira , São Paulo F: 34538490 (19)




segunda-feira, 15 de setembro de 2008

COSMETOLOGIA

Diversos medicamentos são utilizados os principais são o Ácido Retinóico , o Ácido Glicólico , o Ácido Ascórbico ( vitamina C) , os Despigmentantes e os que promovem a Proteção Solar e os cremes auxiliares como o DMAE e o Elastinol.

Os medicamentos tópicos, agem na intimidade da pele, previnindo o envelhecimento, retardando sua velocidade e rejuvenescendo a pele. Com a utilização da cosmetologia médica, muito pode ser obtido, gastando apenas alguns minutos em casa. O uso de cremes é parte importante do Programa de Rejuvenescimento Facial Light , porque não vai só melhorar a pele, mas ajudar a manter os bons resultados obtidos. O BOTOX® para rugas , o lifting com BOTOX® , os Preenchimentos, os Peelings Superficiais e Médios , a Bioplastia , junto com o condicionamento da pele podem retardar muito a necessidade de cirurgias para a correção dos problemas de envelhecimento.

1-A Proteção Solar

Como podemos observar nesta parte do site, existe uma grande quantidade de tratamentos clínicos para o envelhecimento facial. A moderna pesquisa médica, mesmo contando com todos esses recursos, ainda aplica grandes somas no mundo todo à procura de novos métodos. Esses tratamentos, já são muito conhecidos e já são rotina em muitos centros e trazem benefícios inegáveis á estética feminina. No entanto, é importante lembrar que existe uma medida que pode ser usada isoladamente ou junto com os tratamentos, que é simples, muito eficiente, fácil de empregar e o que é mais importante, não é dispendiosa: A proteção solar.

A luz do sol é o mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele. Para esta ação se criou o termo Fotoenvelhecimento. O Fotoenvelhecimento, considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade. Existe também o temível câncer de pele, que também tem sua incidência aumentada por exposição solar.

A pele bronzeada sempre foi considerada bonita, e mais, se tornou mesmo a característica de um povo. Nós somos a “Gente da Pele Bronzeada”. Sempre se soube que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas nos anos recentes a ciência médica descobriu que o sol faz muito mais mal do que se imaginava. O câncer de pele e o envelhecimento facial são possibilidades muito palpáveis.
A pele, assim como todo o corpo humano, é formada por células. As células tem um núcleo que é onde fica depositado os genes e o DNA, que comandam todo o processo de funcionamento do corpo. Um desarranjo no DNA é que provoca o câncer.
Nos raios solares existem determinadas radiações que podem alterar o DNA e provocar câncer de pele. A natureza criou um mecanismo que é capaz de proteger o núcleo das células da pele dos raios solares danosos que podem alterar o DNA. Esse mecanismo é o sistema de Melanina. A Melanina é um pigmento escuro que existe nas células da pele. Quando estamos expostos ao sol, este pigmento se move e forma uma proteção em tôrno do núcleo da célula, como se fosse um guarda chuva.
Esse movimento da melanina para proteger o núcleo celular é que origina a bela cor bronzeada. Portanto, bronzear-se é brincar de formar um guarda chuva de melanina para evitar câncer. É brincar com coisa muito séria!
Além do câncer, os raios solares também provocam o Fotoenvelhecimento.

O Fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele provocada pela exposição à luz do sol, ao longo da vida.
É possível constatarmos os efeitos da luz do sol no envelhecimento da pele, quando observamos, em mulheres que tomaram muito sol, a pele da região do colo que é mais exposta e comparamos com a pele da região dos seios que é mais protegida. A região do colo tem um aspecto muito mais rugoso, manchado e com presença de rugas e pregueamento do que a região do seio que foi protegida pelas roupas. Fica muito claro que a ação da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na intimidade da pele, que aceleram o envelhecimento.
Portanto, sol pode provocar câncer e envelhece a pele. O ideal de beleza morena deve ser reconsiderado. Em alguns grandes centros já se observa uma tendência da moda em se valorizar a pele não bronzeada. A cor branca da pele vem sendo agora associada a pessoas esclarecidas e cultas, que sabem dos efeitos deletérios do sol. Talvez em algum tempo o bronzeado exagerado pode se tornar “brega”, o que seria muito saudável.

Ação do Sol na Pele:
Aumenta a aspereza
Aumenta as rugas
Diminue a elasticidade
Aumenta a flacidez
Aumenta a pigmentação


Cuidados com o sol

Evite tomar muito sol

Desconsidere a pele muito bronzeada como ideal de beleza

Se sua pele for clara utilize filtro solar diariamente, mesmo nas atividades normais, porque a luz difusa também provoca fotoenvelhecimento

Se resolver tomar sol, utilize filtro solar potente e fique exposto o mínimo possível e no sol do início da manhã

O filtro protege muito bem em relação ao envelhecimento mas não é garantia e não protege tão bem em relação ao câncer de pele.

As máquinas de bronzear também provocam câncer e envelhecem como o sol. Não são seguras.

Perguntas e respostas

O que significa fator de proteção solar(FPS)?
Um termo muito usado quando se fala em proteção solar é “FPS" Para determinar o FPS é considerado o tempo de exposição solar em que a pele de uma pessoa fica ruborizada sem o uso de filtro, que é tanto menor quanto mais clara for a pele, comparando com a mesma pele e mesmo sol com uso de filtro . O FPS do filtro é o tempo que a pele leva para ficar vermelha usando o filtro. É utilizada uma quantidade de filtro de 2 mg/cm² de pele. Por exemplo: Se uma pele clara fica ruborizada em 3 minutos de exposição solar com um filtro FPS 15 ficaria ruborizada na mesma intensidade em 45 minutos. Mas isso se fosse utilizada a quantidade de 2 mg/cm². Na prática se usa muito menos, uma camada que não chega à 1 mg/cm². Portanto o tempo de proteção é menor que os 45 minutos da teoria, e também há que se levar em consideração a qualidade do filtro. O Filtro é necessário e é um a ótima proteção , mas não significa que com ele é possível tomar sol em excesso sem nenhum risco.

O filtro solar sai com água e suor?
Sai, e isso diminui mais ainda o tempo de proteção. Deve-se passar camadas mais grossas de filtro e se estiver exposto á sol forte ou por muito tempo deve-se repetir a aplicação em intervalos de 2 hs.

Quando o céu está nublado é preciso usar filtro solar?
É, o céu nublado só diminui a exposição solar em 10%, é quase como se não houvesse nuvens. É necessário a fotoproteção.

Um guarda sol na praia evita as complicações da exposição à luz solar?
Protege um pouco, a luz reflete na areia e também na água da piscina e nos pisos claros, e atinge quem está sob o guarda sol .

Qual a quantidade de filtro que deve ser passada no rosto e no corpo?
A maior que seja confortável e economicamente viável.

Quem tem pele morena precisa proteção solar?
Precisa, menos do que quem tem pele clara, mas também existe câncer de pele e fotoenvelhecimento em peles morenas.

2- Dmae

O DMAE é um dos medicamentos que são utilizados. Via oral e em uma nova apresentação, injetável para tratamento local da pele.

O DMAE / DEANOL, cujo nome técnico é Dimetilaminoetanol, é um importante antioxidante da membrana plasmática celular. É um precursor, ou seja uma substância que faz parte da formação de outra, que é neste caso a acetilcolina. a Acetilcolina é um neuro transmissor, ou seja , uma substância que permite a passagem do estímulo entre os nervos ou entre os nervos e os músculos. Utilizado na pele, tem uma pequena ação firmadora e tensora, a curto e a longo prazo, e presume-se que o efeito seja pela contração muscular. Nos estudos efetuados com DMAE/Deanol, os efeitos visualizados foram aumento da firmeza da pele, aumento da firmeza na área dos olhos e melhora do contorno facial .

É naturalmente presente no corpo humano em pequena quantidade,

Encontrado naturalmente em peixes como anchova, sardinha e salmão.

Atua nas fibras musculares do organismo, tornando-as mais firmes, tonificadas e elásticas. "Misturado em coquetel com outros nutrientes, combinado com uma base antioxidante e aplicado sobre a pele, o DMAE proporciona uma melhora na aparência da pele flácida".

Efeito Lifting

O DMAE tem apresentado um pequeno , mas visível efeito lifting, especialmente na linha da mandíbula, ao redor dos lábios e nas pálpebras superiores, observado por médicos e pacientes após alguns meses de uso contínuo, duas vezes ao dia.

O DMAE não é o BOTOX® em creme. E é mesmo um erro grosseiro achar que o DMAE é o " BOTOX® em creme", porque seu efeito é justamente o inverso.Enquanto o DMAE estimula o músculo o BOTOX® bloqueia. Portanto, o DMAE não é indicado para pés-de-galinha ou para o vinco entre as sobrancelhas, mas sim por flacidez

Em nossa clínica utilizamos o DMAE, mas nunca como tratamento único, apenas como coadjuvante em casos mais leves, e para tratar a pele, continuamos associando o clássico ácido retinóico, mas associado a produtos que aumentam a sua aceitabilidade.

DMAE Injetável

O DMAE pode ser aplicado localmente para enrigecer a pele. Em média são realizadas 10 aplicações, em intervalos de 1 semana, de 4 ml de DMAE na derme. Pode ser aplicado no contorno mandibular e na região cervical.

3-Elastinol

O Elastinol deixa a pele mais firme, elástica e redensificada em curto espaço de tempo, podendo ser associado a diversos ativos, promovendo ação anti-aging sinérgica e potencializada.

Entre as ações do medicamento, estão uma ação anti-inflamatória nas camadas mais superficiais da pele e nas camadas mais profundas regula a síntese da elastina, do colágeno e das glicosaminoglicanas que são componentes do interstício celular. É observado também uma ação antiradicais livres. O Elastinol é capaz de estimular significamente a proliferação do principal tipo celular da derme, os fibroblastos, responsáveis pela biossíntese das fibras associadas à firmeza e elasticidade cutânea

O resultado, portanto, de um tratamento com Elastinol será uma pele mais firme e redensificada, além de tornar-se mais elástica, protegida e resistente.

4- Despigmentantes

Os despigmentantes mais utilizados são a Hidroquinona , o Ácido Kójico e o Ácido Azeláico .

Hidroquinona

Este composto atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos bloqueando a produção e aumentando a degradação dos malanossomas, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a Melanina. A Hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase , que tem participação na formação da melanina.

Ácido Kójico

É um subproduto de um fungo chamado Aspergillus, que se desenvolve em milho no Japão. Tem ação semelhante a hidroquinona. É uma altenativa a hidroquinona, para pacientes que são intolerantes ao seu uso.

Ácido Azeláico

O creme de ácido Azeláico a 20% é clareador , embora seu efeito seja a longo prazo.

Composições químicas despigmentantes

São fórmulas, já clássicas utilizadas para o tratamento despigmentante.

A fórmula de Kligman

hidroquinona ,tretinoína a 0,1% e dexametasona a 0,1% em pomada hidrófila.

A fórmula de Pathak consiste em HQ a 2% e tretinoína a 0,05-0,1%.

A fórmula de Westerhof consiste em N-acetilcisteína (NAC) a 4,7%, HQ a 2% e acetonido de triancinolona.

Outros Despigmentantes

Acqua Licorice Extract PT: Extraído da raiz da Glycyrriza Glabra Linée, seu pricípio ativo é o glabridin. É um excelente despigmentante.

Melawhite:É um Inibidor da Tirosinase e despigmentante.

Arbutin : Extraída da bearberry é um despigmentante que não precisa se transformar em hidroquinona para agir. Tem além da ação despigmentante, uma ação antimicrobiana e são coadjuvantes nos tratamentos de acne.

5-Ácido Retinóico

Melhora o envelhecimento da pele, produzindo uma pele mais suave e atenua as rugas mais finas. Estimula a formação de tecido que dá sustentação á pele. O inconveniente é que não se pode tomar sol de maneira nenhuma o que pode produzir manchas na pele. No início do tratamento pode aparecer reações noermais , mas desagradáveis, que no entanto desaparecem após algum tempo de uso. É o mais eficiente dos produtos tópicos se for considerado o que ele realmente trás de efeitos positivos. Seu efeito se dá sobre o DNA da célula da pele, aumentando a capacidade de renovação da pele. Também é eficiente em diminuir a oleosidade da pele.


6-Ácido Glicólico

Provoca um aumento da deposição de colágeno na derme. Provoca reações mais leves que o ácido retinóico , mas é menos eficiente. Não é indicado exposição solar durante o seu uso, mas tem menos complicações que o ácido retinóico. Pode ser usado associado com o Ácido Retinóico e a Vitamina C, para aumentar os efeitos e diminuir possíveis reações por se utilizar uma quantidade menor de cada produto. É apresentado em várias concentrações.

7-Vitamina C tópica

Combate os radicais livres e estimula a formação de colágeno. A procedência do produto é muito importante, porque é necessário que a Vitamina C seja estável e penetre na pele. Apesar de existirem muitos cremes com vitamina C , só alguns grandes laboratórios tem tecnologia para produzir um produto que seja eficiente. Quando comprar o produto é necessária a informação sobre a durabilidade da vitamina C utilizada em seu preparo e também se ela penetra na pele. Uma vantagem do tratamento com vitamina C , è que ela não mancha a pele se houver exposição solar durante o seu uso, importante consideração em países ensolarados como o nosso.

8- Argireline

Este creme é uma grande novidade , mas infelizmente não é ainda um creme de BOTOX® , com o efeito igual ao da toxina botulínica.

Vem sendo apresentado como Argireline, Argirelina , BOTOX® - like , Dermo - Relax , Injection - Free , Pós - BOTOX® , creme de BOTOX® ,etc.

A Ação Biológica do creme realmente é parecida com a ação da Toxina Botulínica , mas em intensidade muito menor. Não substitui o BOTOX® , mas pode ser utilizado como um coadjuvante.

O creme , assim como o BOTOX® / Dysport age na liberação da acetilcolina , as vesículas que fazem parte do nervo e que promovem a contração muscular . O bloqueio da contração , provoca o alisamento da pele a partir da ação menor do músculo.

Mas diferentemente do BOTOX® , o Creme de Argireline BOTOX® - like , não consegue bloquear completamente o nervo , assim a contração muscular continua, e os resultados proporcionalmente serão muito menores do que com o BOTOX® Tradicional.

Em nossa clínica utilizamos o Argireline , o creme com efeito BOTOX® como coadjuvante dos tratamentos, sendo parte das formulações dermatológicas.

O BOTOX® / Dysport tradicional continua sendo a vedete dos tratamentos cosmiátricos , e continuamos usando como sempre , mas agora podemos oferecer uma ajuda real do creme de argirelina .

9- Lipossomas

São microvesículas que carream o medicamento para a dentro da célula. Com técnicas químicas ultra modernas, podem ser criado lipossomas dentro de lipossomas. A carreação de medicamentos através dos lipossomas permite tratar a pele, sem que exista grandes intolerâncias.

10- Ácido Alfa Lipóico

utilizado frequentemente junto com a Vitamina C e o DMAE, é um potente anti-oxidante.

11- SK – influx

Estimula a penetração e a ação de ativos.


12- Radizen – A

Composto por bioflavonóides, sé um estímulo a síntese de colágenos.

13- Elastocell

É um poderoso anti-aging, que aumenta a recuperação da pele a partir da membrana basal.

14- Structurine

Extraído do tremoço, contém aminoácidos e oligosacárides necessários a síntese de proteínas e ceramidas da pele

15- Paramul J.

Adequado as peles mais oleosas.

9 - Medicamentos Orais

1- INNEOV

O INNEOV foi lançado na Europa em março de 2003

O Innéov, o primeiro suplemento nutritional para o cuidado da pele foi lançado no Congresso Europeu de Dermatologia (EADV).

A criação está sendo liderada pela Nestlé, multinacional de alimentos processados, e pela L'Oreal, gigante dos cosméticos. As empresas criaram a "Laboratoires INNEOV" para desenvolver a primeira linha de alimentos com fins estéticos do mundo. Os produtos, que prometem melhorar uma série de características físicas, entre elas cabelo, pele, olhos e unhas, já está disponível na Europa .

Indicado para pessoas com mais de 40 anos , preocupados com a perda da firmeza da pele . A fórmula do INNEOV se beneficia notavelmente de um avanço tecnológico alcançado por Pesquisas da Nestlé: Lacto-Lycopene (tm). Isto é uma combinaçãoque permite que o lycopene possa ser altamente assimilatado pelo organismo. O Lacto-Lycopene (tm ) é formulado em combinação a vitamina C e isoflavonas de Soja.

Na prática, significa que a pele poderia ser tratada com comprimidos via oral...

Durante o Congresso Europeu de dermatologia , em Praga em outubro de 2002, Inneov era o assunto de várias comunicações:

A eficiência clínica do Inneov foi estabelecida por um estudo clínico, executado em 90 mulheres.

Na pele o colágeno e a rede de fibras elásticas asseguram a sustentação e a firmeza. Esta rede está mergulhada em uma substância composta por glicanos que recebem água, assegurando a sua densidade e tonicidade. Com o passar do tempo a taxa de colágeno e de glicanos diminui. este fenômeno acelera-se com a diminuição dos hormônios femininos.

Segundo informações dos Laboratoires INNEOV , após 2 meses de utilização as mulheres constatam uma pele mais firme e tônica. Além de melhor hidratação, melhor luminosidade da pele e tecidos de sustentação mais densos. Após 6 meses de uso, de observa um alisamento do microrelevo cutâneo (Laboratoires INNEOV-France )

Ainda é necessário que sua eficiência seja mensurada na prática após muitos anos de uso, expectativas exageradas devem ser evitadas , mas se trata de um inegável avanço, e a Clínica Naturale já se antecipa a este lançamento no Brasil, indicando para seus pacientes que preencham os requisitos.


fórmula

lacto-lycopene

isoflavonas de soja

Vitamina C

2- INNEOV massa capilar

O Inneov massa capilar é o primeiro complemento nutricional criado para “energizar” o cabelo e contem uma combinação de taurina, zinco e catechinas. O INNEOV massa capilar faz muito mais que oferecer nutrientes supmentares , foi criado para agir profundamente na raiz dos pelos e continuamente promove o crescimento de um cabelo mais denso

Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto
Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas

Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade Souza Marques do Rio de Janeiro.

Chefe do Serviço e Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital de Ensino da ISCML

Clínica Naturale Unidade I - Avenida Moema , 87 , cj 51-52, Moema , São Paulo F: 50511075 (11)

Clínica Naturale Unidade II - Avenida Antonio Ometto 525 , Limeira , São Paulo F: 34538490 (19)