sábado, 19 de junho de 2010

Entenda sua pele - Neutrogena®

Proteção e defesa
A pele atua como uma barreira que nos separa do ambiente, impedindo a invasão e a ação prejudicial de poluentes, radiação solar, substâncias tóxicas, bactérias e vírus, entre muitos outros agentes. O tecido epitelial é rico em queratina, proteína que impermeabiliza a pele, regulando assim a perda de água do organismo para que ele não desidrate.
Aderência
As dobras existentes nas articulações facilitam a movimentação, enquanto as linhas que formam as impressões digitais, nos pés e mãos, permitem maior aderência aos objetos e às superfícies.

Percepção sensorial
A função sensorial é a atividade da pele mais lembrada. As diferentes sensações, como o tato, a pressão, o calor, o frio e a dor são possíveis devido às inúmeras terminações nervosas que reconhecem os estímulos externos. É a pele quem recebe as informações do meio e envia para o cérebro, que nos diz como devemos reagir: afastar-se do fogo, agasalhar-se no frio, etc.
Regulação térmica e controle da circulação sangüínea
A pele é um poderoso isolante térmico. Independentemente do clima ambiente, ela mantém a temperatura do corpo estável a 36º C. Nos dias quentes, para diminuir a temperatura do corpo, o organismo elimina líquido (suor) para resfriar a pele. No frio, o processo é inverso. Para manter o calor e a temperatura interna, ocorre uma vasoconstrição, ou seja, a diminuição do calibre dos vasos sangüíneos, o que reduz o volume de sangue que passa pela pele, evitando uma maior perda de calor do corpo.

Eliminação de substâncias
Para equilibrar seu funcionamento, a pele elimina algumas substâncias, como o sebo, que é produzido pelas glândulas sebáceas da derme. Além de formar uma camada protetora na superfície da pele, o sebo ajuda a eliminar substâncias indesejáveis, e também atua ainda como um lubrificante natural do pêlo e dos cabelos, evitando que fiquem quebradiços.
Síntese e reservatório de nutrientes
A pele é responsável pela metabolização de alguns hormônios e da vitamina D, chegando mesmo a ser um reservatório desta vitamina, assim como é também reservatório de gordura.

Camadas
Para cumprir todas as suas funções, a pele conta com três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Veja como elas atuam:

Epiderme
Trata-se da camada mais superficial, que fica exposta à ação dos agentes externos: sol, poluição, chuva e vento. O equilíbrio de suas funções é o que dá o "aspecto" da pele, por isso precisamos ajudá-la em seus mecanismos de renovação. A epiderme também dá origem aos chamados anexos cutâneos: unhas, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

É formada por células epiteliais, os queratinócitos, que são produzidas em sua parte mais inferior (germinativa). À medida que essas células evoluem para a camada mais superficial da epiderme, elas perdem vitalidade até se transformarem nos corneócitos - células sem estruturas nucleares que se distribuem na superfície da pele como um "piso de ladrilhos".
Além dos queratinócitos, a epiderme também tem os melanócitos (que produzem a melanina), as células de Langerhans, importantes para desencadearem as reações imunológicas de defesa, e os corpúsculos de Merkel, cuja função ainda não está bem esclarecida. Uma outra característica da epiderme é sua constante renovação celular: a vida média de suas células é de 28 dias.
Sobre a epiderme fica situada uma camada emulsionada responsável pela manutenção da hidratação da camada córnea, que é constituída de água, gorduras, ceras, proteínas, aminoácidos e sais secretados por glândulas sebáceas e sudoríparas. Esses elementos formam o Fator Natural de Emoliência, que é mais conhecido como NMF (Natural Moisturizing Factor).

Derme
Trata-se da camada de sustentação da pele. É feita de um tecido conjuntivo, composto de fibras elásticas e colágenas, vasos sanguíneos e linfáticos, além de nervos e terminações nervosas. Da integridade e disposição dessas fibras depende a sustentação, resistência, firmeza, flexibilidade e elasticidade da pele. Os anexos cutâneos também estão situados na derme, assim como os complexos vasculares e nervosos, além de corpúsculos sensitivos.
A junção dermo-epidérmica é uma estrutura complexa e sede de diversas reações imunológicas, características de várias doenças, especialmente dermatoses bolhosas.

Hipoderme
É a camada mais profunda da pele. Por isso, também recebe o nome de tecido subcutâneo. Compõe-se de células gordurosas, de fibras elásticas e de uma substância gelatinosa, chamada de gordura subcutânea. Tem como principais funções: reservar energia, dar forma aos contornos corporais (padrão feminino ou masculino) e proteger contra traumas físicos, como batidas e cortes.

Tipos de Pele
Aqui você encontra informações especiais sobre a sua pele e os seus cabelos, com a confiabilidade de quem entende do assunto: nossos especialistas em dermatologia.
Quanto ao grau de oleosidade, a pele pode ser normal, seca ou oleosa. Mas, apesar dessa divisão, todas as peles têm uma concentração maior de glândulas sebáceas na zona T do que nas regiões laterais da face. Assim, todas as peles secas são menos secas na região médio-facial, o que também ocorre com as peles normais e oleosas. A pele acnéica não corresponde a um tipo especial de pele, e sim uma doença - ou predisposição a ela - própria das pessoas de pele oleosa: a acne.
Cada pessoa tem seu próprio metabolismo, que varia de acordo com a herança genética, os hábitos alimentares, os ambientes em que vive, entre outros fatores. A pele reage a essas condições biológicas e climáticas e se constitui de formas distintas: pode ser seca, oleosa, normal, acnéica, ou sensível.
http://www.jnjbrasil.com.br/neutrogena/home.asp

Nenhum comentário: