quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Agora em Vitória na Aleixo Neto - L'Occitane


Continuação da história da marca:

Ao longo de sua história, a L'OCCITANE se caracterizou por freqüentemente se antecipar às tendências da indústria cosmética. Foi a primeira empresa a priorizar como base dos seus produtos os óleos essenciais; a primeira a utilizar a manteiga de karité (originária da semente do fruto da árvore de Karité, na África, utilizada para proteger, nutrir, suavizar e amaciar a pele e os cabelos) e, sobretudo, a inovar, incorporando-a em seus sabonetes; precursora no uso de embalagens recicláveis; e no apoio a populações socialmente segregadas. A L'OCCITANE trabalha especialmente com o olfato de seu público, mas também se preocupa com outro sentido especialmente importante, que, infelizmente, não é privilégio de todos: a visão. Assim, a empresa utiliza o alfabeto em braile em suas embalagens desde 1997 como forma de demonstrar respeito pelo público deficiente visual. Além disso, destina o valor arrecadado com a venda da vela "Clementine" (a vela mais vendida pela rede no mundo) a uma organização dedicada ao tratamento de pessoas cegas por todo o mundo, a Orbis International.

Edições especiais
A L'OCCITANE celebra duas colheitas por ano. Em Provence, quando a lavanda e a verbena são colhidas, é criada uma edição limitada de produtos, baseada naqueles anos. Esses itens são especialmente embalados e ficam disponíveis por um tempo limitado – geralmente um ou dois meses. A colheita de Lavanda é celebrada em setembro e a de Verbena em maio.

Os spas
O Spa L'Occitane, criado em novembro de 2001 na cidade de São Paulo, tem a mesma filosofia provençal que busca o bem-estar e a qualidade de vida. Os diversos ambientes foram criados para propiciar conforto, tranqüilidade e privacidade necessária para os tratamentos. Oferece diferentes tipos de rituais de banho, massagens e tratamentos corporais e faciais, realizados manualmente e criados para atender aos mais exigentes consumidores. No menu do tem massagem para casais, com direito a jantar e prosecco. Como, em outros tratamentos, o acompanhamento é com vinho ou sucos, e biscoitos da região. Tem massagem indiana feita por duas terapeutas - para relaxar a mente, ativar a circulação e desintoxicar, eliminar toxinas e integrar corpo e mente. Ou se preferir massagens feitas com os pés e ainda com pedras vulcânicas aquecidas e distribuídas pelo corpo, próprias para pessoa tensas e/ou esportistas, pois relaxam, inclusive a mente, liberam toxinas e, proporcionam uma boa noite de sono. Tem ainda como se desintoxicar e, ao mesmo tempo, tratar da redução de medidas e celulites. E todos os produtos e procedimentos ali aplicados são exclusivos da grife francesa, que assina vários aromas da região de Provence como a lavanda, verbena, mel, oliva, karité e amêndoa.

Entre as opções do spa é possível escolher programas para o dia todo ou apenas uma massagem, um banho. Todo este prazeroso ritual pode ser prolongado em casa, pois a loja L'OCCITANE, que também faz parte do espaço En Provence, oferece produtos (géis, sabonetes, leites corporais, bálsamos e velas) feitos lá mesmo para prolongar os efeitos dos banhos e outros tratamentos. E as pessoas poderão presentear os amigos com vários tratamentos ou apenas um banho ou massagem. Para isto, foi criado um “cupom-presente” especial, que pode ser comprado no spa ou em qualquer loja da marca. Mas esse pedaço de paraíso não fica só nisso. No primeiro andar da casa estão três outras delícias: uma butique de azeite, a Oliviers & Co., que inclui 25 tipos de azeite, com sabores, cores e aromas variados, elaborados por Olivier Baussan, criador da marca; uma loja com os perfumes e sabonetes da marca francesa; e um restaurante com receitas do Mediterrâneo que se diferencia por não ter pratos, mas sim comidinhas para se degustar, como tapenades (pasta de azeitona) e ratatouilles (refogado de berinjela típico da Provence). A idéia de juntar tudo isso num só espaço partiu dos proprietários da L'OCCITANE no Brasil, Alberto Rebollo e Silvia Gambin. Foi deles a iniciativa de abrir aqui o primeiro spa da marca no mundo. O criador da marca, Olivier Baussan, aplaudiu de pé a iniciativa e veio ao Brasil especialmente para a inauguração do espaço. Devido ao seu sucesso do empreendimento, em dezembro de 2002 foi criado um segundo Spa L’Occitane em Comandatuba, no Hotel Transamérica; em 2005, em parceria com a H. Stern, foi inaugurado outro no Rio de Janeiro e mais recentemente, em janeiro de 2008, uma unidade em Salvador dentro do Convento do Carmo, hotel cinco-estrelas do grupo português Pestana. Atualmente a marca conta com 10 spas: 4 localizados no Brasil e 7 na Ásia, espalhados entre Hong Kong, Taiwan e Vietnã.

A origem do nome
A palavra L'OCCITANE significa no antigo idioma Oc, “A mulher de Occitane”, uma antiga província que se estendeu ao sul da França, de leste a oeste, incorporando a Catalonia e a italiana Piedmont. É em Provence, uma descendente desta região pré-medieval, que os produtos são fabricados. Foneticamente, pronuncia-se “lox-ee-tahn”.
-
Os dados
● Origem: França
● Fundação: 1976
● Fundador: Olivier Baussan
● Sede mundial: Manosque, França
● Proprietário da marca: L’Occitane SA
● Capital aberto: Não
● Chairman: Reinold Geiger
● Presidente: Olivier Baussan
● Lojas: 700
● Spas: 10 (4 no Brasil)
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim (27 lojas)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Cremes, xampus, sabonetes
● Ícones: O aroma de seus produtos
● Slogan: A True Story.
● Website: www.loccitane.com

A marca no mundo
Hoje, a L'OCCITANE exporta de sua sede, localizada na cidade francesa de Manosque, o seu estilo provençal para mais de 700 lojas em 70 países. No Brasil desde 1995, possui 27 lojas e 4 Spas (estes em São Paulo, Recife e Bahia). O portfólio da marca inclui cerca de 500 itens – cosméticos, sabonetes, fragrâncias, itens para roupas, produtos masculinos, aromas para ambiente, etc; divididos em diversas linhas: Verbena, Lavanda, Immortelle, Rosas, Uva, Oliva, Amêndoa, Linha Masculina, Mel, Aromacologia, Linha Facial, Karité, Chá Verde e Laranja. O Brasil é o quinto maior mercado mundial da marca.

Você sabia?
● Os testes são realizados em seres humanos como parte de uma série de testes clínicos. Não são utilizados testes em animais. No caso de pele humana os testes utilizam a membrana de ovo como alternativa.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

sábado, 13 de dezembro de 2008

Pele limpa absorve melhor cremes e potencializa..... - Uma pele perfeita


Você é linda, a maquiagem que usa, maravilhosa, e os produtos de tratamento, melhores ainda. Mas, se a sua pele não estiver adequadamente limpa, todo o esforço ficará comprometido. Uma limpeza especializada é fundamental. Qual? Quando fazer? Para todo tipo de pele? Você vai saber agora.

1 - É necessário fazer a limpeza de pele com profissionais?
penas a limpeza do dia-a-dia costumanão ser suficiente para remover tantas impurezas. O método dos salões de estética e clínicas dermatológicas é o mais eficaz para deixar a pele livre de secreções que deveriam ser expelidas naturalmente, mas que, por algum motivo camadas de poluição, por exemplo, ficaram retidas dentro do poro, esclarece o dermatologista Paulo Barbosa, de Salvador. Outra vantagem: auxilia na hidratação cutânea, recuperando o brilho e o viço.

2 - É melhor fazer a limpeza de pele por sucção ou por extração manual?
Ambas são recomendadas. O primeiro é menos doloroso, já que apenas suga a sujeira com a ajuda de um equipamento que produz vácuo. É mais superficial se comparado à manual, que retira as impurezas mais profundas. O método por sucção não consegue medir o quanto o poro foi totalmente limpo. Justamente por ser a vácuo, retira o que está mais na superfície. Já a extração manual, como o próprio nome revela, tem maior sensibilidade e tato para se saber quanto do cravo foi removido e o que ainda falta, diz a dermatologista Áurea Lopes, de São Paulo.

3 - Todas as peles precisam fazer uma limpeza do tipo de salão?
Não. A pele sem tendência aacne, sendo jovem ou madura, não precisa, diz Áurea. Se mesmo assim a cliente desejar fazer uma limpeza, não há contra-indicação. É só uma questão de lógica. Os médicos dizem que esse tipo de pele não acumula sujeira.

4 - Para que tipo de pele, então, essas limpezas são indicadas? As mais oleosas?
Independentemente da técnica sucção ou manual , a limpeza será sempre indicada quando há cravos e comedões. E não importa o tipo de pele, explica a profissional, mestre em dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo.

5 - Com que freqüência se deve fazer essa limpeza? Uma vez por mês?
Não há regra. Tudo depende danecessidade da pele. Mas, normalmente, o bom intervalo entre uma limpeza e outra é 30 dias, explica a médica. Como as oleosas e mistas têm maior propensão a cravos, é recomendado um controle da secreção sebácea no dia-a-dia e uma extração em clínica a cada 20 ou 30 dias. Peles secas podem fazer a limpeza de pele a cada dois ou até quatro meses. Mesmo assim, mais do que extrair cravos e comedões, o procedimento dá maior ênfase à hidratação; aquela máscara que finaliza a limpeza.

6 - Há idade para começar a fazer limpeza de pele?
Não. O processo é indicado paraas peles mais irritadas; com acne inflamada ou exposta. Essas precisam de um cuidado mais freqüente porque estão constantemente produzindo secreções sebáceas em excesso. Quanto antes se começa a limpeza, melhor. Assim evita-se a piora na inflamação, explica Áurea.

7 - Quanto tempo demora o procedimento?
Depende. Uma limpeza mais superficialpode demorar 30 minutos. Já a completa, uma hora e meia. Em São Paulo, no Instituto Anna Pegova, o método tem várias etapas. Começa com a higienização, depois vapor para dilatar os poros, extração dos cravos com aparelho de sucção e finaliza com uma máscara indicada para ca da tipo de pele, tônico, hidratante e filtro solar. A máscara é indicada por que a limpeza agride a pele. Para quem prefere a extração manual, há o Jacques Janine e o Studio W, por exemplo.

8 - É verdade que a limpeza de pele ajuda os produtos cosméticos a agir melhor?
Segundo Paulo Barbosa, a cada ciclode renovação cutânea, que dura entre 23 e 28 dias, a pele acumula impurezas. Para potencializar a eficácia dos cosméticos, a orientação é fazer a limpeza profunda antes de começar a usar o produto. Além de desobstruir os folículos pilo-sebáceos, há uma microexfoliação, o que permite a maior absorção dos cremes.
Serviços:
Texto • Maria Carolina Balro Reportagem fotográfica • Camile Comandini Assistente • Renan CandeloroFotos • Eduardo Delfim