terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pesquisa traça os problemas de pele dos brasileiros


A acne é um dos principais vilões da pele que geralmente causa vários transtornos na adolescência.

Publicidade
O problema está quando ela continua na fase adulta. Em uma pesquisa divulgada pelo Projeto DermaBrasil, ela foi citada pela maior parte dos entrevistados, 1500 homens e mulheres de todas as idades, de 11 cidades brasileiras.

Para o dermalogista Omar Lupi, dois fatores contribuem para isso. "Se o brasileiro depois dos 35 anos ainda sofre com a acne, temos duas explicações: eles utilizam produtos incorretos para sua pele, facilitando ainda mais o aparecimento das espinhas, ou sofrem por não ter procurado tratamento mais cedo", afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Assim como Lupi, a pesquisa indica que o brasileiro não busca a prevenção. Segundo o estudo, o brasileiro só vai ao dermatologista pela primeira vez após os 26 anos, em média, idade avançada para prevenção de problemas. "É tarde, pois a acne e o câncer de pele, este por conta dos efeitos acumulativos do sol, já aconteceram nesta idade", ressalta.

Para se ter uma ideia, 88,6% dos entrevistados só procuram o dermatologista quando estão com algum problema de pele, como manchas e micoses, por exemplo. Apenas 2,1% buscam um profissional por razões estéticas. Outra questão ressaltada pelo presidente e a pesquisa é como o brasileiro classifica a própria pele. Para as mulheres mais jovens, a pele tende a ser sempre mais oleosa ou mista. Já os homens de quase todas as idades sentem que sua mais oleosa. "Vale lembrar que a população classifica sua pele por conta própria e, a partir daí, compra produtos indiscriminadamente. O resultado disso são alergias, irritações e a questão de intesificar problemas já existentes", alerta.

Com tantas opções no mercado, homens e mulheres preferem produtos de acesso mais rápido, sem a indicação de um profissional. Oito em cada dez brasileiros afirmam utilizar algum produto para cuidar da pele. E na maior parte da compra, o critério utilizado é indicação de familiares e amigos. O hidratante para o corpo é o preferido da listinha de cosméticos.

Maurício Pupo, especialista em cosmetologia, alerta para o uso de cosméticos sem indicação médica. "Existem ingredientes que, quando em contato com a pele, podem trazer prejuízos ao consumidor como, por exemplo, irritações e alergias cutâneas, até mesmo doenças mais graves, como o câncer". Veja alguns componentes você deve observar nos rótulos:

Uréia: bastante usada pela sua eficácia e preço baixo. É extremamente proibida para grávidas, pois penetra profundamente na pele e pode chegar a placenta, prejudicando o feto. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todas as vezes que um produto tiver na sua composição a uréia em dosagens maiores que 3%, o mesmo deve conter no rótulo o seguinte alerta: "Não Utilizar Durante a Gravidez".

Parabenos: conforme estudo publicado em janeiro de 2004 no Journal of Applied Toxicology, o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso dele nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama. Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

Conservantes Liberadores de Formol: o formol faz muito mal para a pele, mas o que a grande maioria das pessoas não sabem é que muitos cosméticos utilizam na formulação alguns tipos de conservantes que produzem e liberam formol na pele. Além da já conhecida toxicidade do formol, um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade de Debrecen, Hungria e publicado no periódico "Experimental Dermatology", em maio de 2004, revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol. Nomenclatura dessas substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína.

Propilenoglicol: um estudo realizado com na Universidade de Göttingen, Alemanha e publicado no periódico "Contact Dermatitis", em novembro de 2005, confirmou o potencial para causar alergias do propilenoglicol, confirmado por um outro estudo realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital Osaka Red Cross, Japão e publicado no periódico "International Journal of Dermatology", também em 2005. Para saber se o seu produto cosmético contém propilenoglicol na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo traseiro da embalagem.

Por Juliana Lopes


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Peeling de Alcaçuz


Para todos aqueles que almejam a tão desejada pele de bebê,ou seja, sem manhas, rugas, linhas de expressão e cicatrizes de acne e precisam de uma solução rápida para estes problemas

Normalmente são realizadas 4 sessões uma vez por semana. A sessão com ácido é intercalada com a sessão de revitalização com despigmentante. O procedimento tem duração de uma hora e também é recomendado o uso de um creme despigmentante noturno em casa.

O objetivo do Peeling de alcaçuz é remover a capa córnea, estimulando a formação de novos tecidos, melhorando a textura da pele com hipercromias, que, melhora a absorção de ativos.

Mas tem que correr, pois por ser muito agressivo, este peeling só pode ser feito no inverno. Não pode tomar sol e é extremamente necessário o uso de protetor solar diariamente.

O único inconveniente é que, ao contrário dos peelings físicos, a pessoa fica durante 48 horas com a pele avermelhada e despelando por mais ou menos 3 dias.

Todo esforço vale muito a pena, afinal sofrer um pouquinho por três dias compensa meses de pura beleza e jovialidade.

Passo a passo da 1ª e da 3ª sessão (Peeling)

1º higienização com gel de limpeza para retirar as impurezas.

2ª pré-peeling de pérola: um pad (lenço) embebecido em solução de gluconolactona e ácido glicólico, é passado no rosto durante 5 minutos.

3º O Peeling de Alcaçuz é aplicado por todo rosto, nele contém ácido tartárico, málico, pirúvico, licorice e belides. Deixa agir até causar eritemia ou por no máximo 15 minutos e é removido com água.

4º É aplicado um clareador e rejuvenescedor, contendo ácido mandélico, salicílico, kógico, belides e adenina, com objetivo de melhorar o aspecto geral da pele, que fica revitalizada e iluminada. A pessoa fica com ele durante 4 horas e retira com água em casa.

5º protetor solar

Passo a Passo da 2ª e 4ª sessão (Revitalização)

1º higienização com gel de limpeza para retirar as impurezas.

2ª Revitalização com uma solução ionizável. É espalhada por toda a pele essa solução e ionizada durante 5 minutos para que esse produto penetre nas camadas mais profundas da pele.

3º Uma máscara é aplicada em todo rosto e deixada por 20 minutos.

4º É aplicado por todo rosto um clareador e rejuvenescedor com objetivo de melhorar o aspecto geral da pele, revitaliza e ilumina. A pessoa fica com ele durante 4 horas e retira com água em casa.

5º protetor solar.

Benefícios

·Melhora de rugas e linhas de expressão;

·Diminui poros dilatados;

·Cicatrizes de acne;

·Estimula a formação de colágeno e elastina;

·Afina a pele;

·Remove as células velhas e promove uma renovação celular;

·Remove manchas;

O valor varia de R$100,00 a R$150,00 cada sessão.

Contra Indicação

·Não pode ser realizado em peles negras;

·Não pode ser relaizado em acne ativa.

Redação www.eAgora.com.br